Título: Após um mês de repouso, Dilma irá à Bahia para beatificação de Irmã Dulce
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 21/05/2011, O País, p. 12

BRASÍLIA. Após um mês sem viagens oficiais, a presidente Dilma Rousseff irá amanhã a Salvador, onde participará da beatificação de Irmã Dulce, numa cerimônia que promete reunir milhares de fiéis no Parque de Exposições. Recuperando-se de uma pneumonia, só ontem a presidente confirmou sua presença no evento, embora tenha prometido participar da solenidade em dezembro do ano passado, quando o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação.

Dilma deve embarcar para Salvador depois do almoço e voltará a Brasília à noite, após assistir à missa, marcada para as 17h, e ao Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será celebrada pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Outros 600 religiosos estarão no evento, entre eles Dom Geraldo Majella Agnelo, representante do Papa Bento XVI.

Período de recolhimento começou em abril

A presidente irá para o evento com o governador da Bahia, Jaques Wagner, e a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça. Na celebração, Dilma estará com a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais de Irmã Dulce.

Ao participar da cerimônia, Dilma encerra um período de recolhimento, de mais de três semanas, em que se tratou de uma pneumonia, diagnosticada no dia 28 de abril - não exatamente uma pneumonia leve, como informado pelos médicos.

Com a viagem, a presidente faz um gesto de aproximação com a Igreja Católica, cujas relações ficaram estremecidas durante a campanha eleitoral, por causa de teses defendidas por Dilma em torno dos direitos dos homossexuais e do aborto.

Outros políticos são esperados no evento, entre eles o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-governador José Serra (PSDB-SP) e o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, além dos ministros baianos - Luiza Bairros (Igualdade Racial), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Mário Negromonte (Cidades).