Título: Primeira-dama de Campinas entra de férias
Autor:
Fonte: O Globo, 31/05/2011, O País, p. 11
Rosely Jorge é acusada pelo MP de chefiar esquema de fraudes
CAMPINAS (SP). Apontada pelo Ministério Público como chefe de um suposto esquema de fraudes em contratos públicos em Campinas, a primeira-dama da cidade, Rosely Nassim Jorge, chefe de gabinete do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), entrou de férias ontem sem ter prestado qualquer esclarecimento ao Ministério Público sobre as acusações feitas contra ela.
A primeira-dama ficará 15 dias de férias. A prefeitura informou que o descanso de Rosely já estava programado antes da operação contra a corrupção na cidade.
Uma ação da Polícia Civil e do Ministério Público, deflagrada no dia 20 de maio, atingiu o alto escalão do governo do prefeito de Campinas. Relatório do Ministério Público aponta a primeira-dama da cidade como a idealizadora de uma suposta ¿organização criminosa¿.
A primeira-dama só não teve a prisão decretada, segundo a Justiça, porque está protegida por um habeas corpus preventivo concedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, no dia 9 de maio. Ela negou as acusações.
Na última sexta-feira, todos os 13 presos durante a semana sob suspeita de envolvimento com fraudes em contratos públicos já saíram da cadeia.
Um dos últimos que foram libertados, sexta à noite, foi o vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra (PT), que havia sido preso na quinta-feira (26) ao desembarcar da Espanha.
Vilagra passou menos de 24h na cadeia e conseguiu a liberdade após prestar depoimento ao Ministério Público. Ele negou envolvimento nas supostas fraudes.