Título: Da guerrilha à Presidência, aqui como lá
Autor: Vasconcelos, Adriana; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 31/05/2011, O País, p. 10

Dilma se encontra com Mujica e assina 16 acordos de cooperação com Uruguai

MONTEVIDÉU. Depois de semanas adiando viagens por causa de uma pneumonia, a presidente Dilma Rousseff retomou ontem a agenda política para reforçar o Mercosul, que completa 20 anos. Em Montevidéu, ao lado do presidente José Mujica, Dilma assinou 16 acordos de cooperação. Tanto Dilma quanto Mujica foram guerrilheiros contra ditaduras e foram presos: ela, por quase três anos, e ele, por 14.

- A convergência política entre os dois governos, assim como o grande dinamismo de suas economias e o fato de que somos democracias estáveis, que respeitam contratos e direitos humanos, criam um ambiente fraterno e o contexto ideal para que aprofundemos nossa relação - disse a presidente, que fez um comunicado conjunto com Mujica, sem entrevistas.

Eles visitaram o Laboratório Tecnológico do Uruguai, que deverá receber US$600 mil do Brasil para pesquisas conjuntas na área de transmissão digital de TV e produção de conteúdos. Mujica voltou atrás na decisão do ex-presidente Tabaré Vazquez de adotar o modelo europeu e americano de transmissão digital e aderiu ao padrão nipo-brasileiro. Outros pontos de destaque dos acordos são infraestrutura e segurança pública.