Título: Suspeito de crime é preso em Rondônia
Autor: Éboli, Evandro; Hofmeister, Naira
Fonte: O Globo, 31/05/2011, O País, p. 5

MANAUS. O agricultor Ozéas Vicente Machado, de 38anos, principal suspeito do assassinato do líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), Adelino Ramos, na sexta-feira passada, se entregou à polícia de Rondônia ontem. Adelino era conhecido por denunciar madeireiros ilegais na Amazônia. Ele era um dos sobreviventes do massacre de Corumbiara, em 1995.

Ao depor, o agricultor negou o crime e disse que se apresentou para prestar esclarecimentos. Ele acabou sendo preso, porque a polícia conseguiu um mandado de prisão preventiva baseado em relatos de testemunhas do crime.

O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Bessa, disse que Machado foi visto por testemunhas no local onde Adelino foi morto. Vizinhos do ruralista denunciaram que ele havia ameaçado Adelino de morte. A polícia acredita que se trata de crime por encomenda. Dez dias antes do crime, o suspeito foi flagrado pelo Ibama quando dirigia um caminhão carregado de madeira ilegal. Bessa não soube dizer se Adelino denunciou o agricultor.