Título: Sarney: contra anistia a desmatadores
Autor:
Fonte: O Globo, 31/05/2011, O País, p. 4

Presidente do Senado dá sinais de que PMDB na Casa pode votar com governo

BRASÍLIA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse ontem ser contra a anistia a proprietários rurais que desmataram em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), considerada um dos pontos mais polêmicos da reforma do Código Florestal aprovada semana passada pela Câmara. Sarney disse, porém, que é um ponto de vista pessoal, mas sinalizou que o PMDB do Senado poderá aceitar a proposta defendida pelo governo, não a adotada pelos peemedebistas da Câmara.

- Os desmatadores não podem ser anistiados - disse Sarney. - Não conheço o texto aprovado na Câmara, mas tenho meus pontos de vista. Qualquer lei que possa beneficiar quem queira destruir, acho errado.

O líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), antecipou ontem que deverá encaminhar ainda hoje à presidente Dilma Rousseff e à Casa Civil um pedido, assinado pelos líderes partidários, solicitando a prorrogação do prazo estabelecido pelo decreto 7.029/09, que autoriza a aplicação de multas aos produtores rurais que descumpriram a legislação ambiental, mas só a partir de 11 de junho.

Sarney confirmou que o Código Florestal deverá tramitar no Senado por pelo menos três comissões: a de Constituição e Justiça, a de Agricultura e a de Meio Ambiente.