Título: Prefeitos se unem contra aquecimento global
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 01/06/2011, Ciência, p. 32

Representantes de 63 cidades do mundo buscam soluções para reduzir mudança climática

OS PREFEITOS de São Paulo, Gilberto Kassab, e Nova York, Michael Bloomberg, plantam árvore no Parque do Ibirapuera no início do evento

SÃO PAULO. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, conclamou prefeitos de 16 cidades e representantes de 47 municípios do mundo a agirem rapidamente contra as mudanças climáticas, na abertura de evento internacional sobre meio ambiente, em São Paulo. O C40 Summit vai discutir soluções a favor da melhor qualidade de vida e para conter o aquecimento global.

Bloomberg, que preside a rede C40, disse que as iniciativas das cidades que compõem o grupo ¿ de países como Brasil, Estados Unidos, Holanda, Argentina e Etiópia ¿ servem de exemplo e de esperança para o resto do mundo.

Na opinião dele, as cidades conseguem perceber, com clareza, a gravidade e a rapidez das mudanças climáticas.

¿ Reconhecemos que atraso e negativas não são opções válidas. Sabemos que não temos opção a não ser agir. Por mais que já tenhamos obtido conquistas em São Paulo, em Nova York, em Johanesburgo, temos que fazer mais, melhor e mais rápido ¿ disse Bloomberg.

Ele afirmou que os governantes têm que ter um senso maior de urgência em seus esforços, devido ao grande perigo que o mundo corre.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que as cidades do mundo todo devem trocar experiências entre si.

¿ A união cria a possibilidade de estabelecer estratégias que acelerem a implementação de projetos sustentáveis. Cabe a nós a tarefa de expandir a economia aliada aos cuidados necessários com o espaço em que vivemos ¿ disse Kassab.

O prefeito de Copenhague, na Dinamarca, Frank Jensen, ressaltou a importância de incentivar o uso de bicicletas no dia a dia da população e disse que grandes cidades têm um papel importante a desempenhar na questão ambiental.

¿ Todas as cidades, especialmente as grandes cidades, podem fazer grande diferença para o meio ambiente. Se você é uma grande cidade, você pode tomar decisões que terão grandes impactos no clima ¿ afirmou Jensen.

O fórum vai contar com a presença também do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do ex-presidente dos EUA Bill Clinton e do presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

Ontem, representantes de 47 cidades plantaram 59 mudas de 12 espécies de árvores no Parque do Ibirapuera. Os prefeitos de Nova York e de São Paulo também fizeram uma troca de bancos de parques. Kassab entregou para Bloomberg um banco feito pelo artista plástico brasileiro Hugo França de madeira pequi, do sul da Bahia. A madeira foi encontrada pelo artista abandonada em uma fazenda. Bloomberg fez uma entrega simbólica de um banco do Central Park, de Nova York.