Título: BB vai financiar imóvel para baixa renda
Autor: Justus, Paulo
Fonte: O Globo, 28/05/2011, Economia, p. 34

SÃO PAULO. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou ontem que o Banco do Brasil (BB), como parte do programa Minha Casa, Minha Vida, vai passar a operar como agente financiador para famílias com renda de até três salários mínimos. De início, o BB financiava apenas a área de produção. Em julho do ano passado, passou a conceder crédito para pessoas físicas com renda de três a dez salários mínimos. Do total de 1,005 milhão de contratações feitas pelo programa entre 2009 e 2010, o banco respondeu por aproximadamente 4 mil unidades, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A ministra fez o anúncio durante encontro com executivos da indústria de incorporação e construção, dirigentes da Caixa Econômica Federal e do BB. Na reunião, ela também divulgou detalhes da segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida. Segundo Miriam Belchior, as unidades habitacionais destinadas à faixa de renda de até três salários mínimos terão preço médio de R$54.940, contra os R$42 mil da primeira fase do programa. Os preços variam por região.

Ela anunciou ainda que o edital de concessão dos novos terminais do Aeroporto de Guarulhos (SP) à iniciativa privada sairá "com certeza" em dezembro deste ano. Guarulhos, Viracopos e Campinas são os aeroportos considerados críticos pelo governo para a realização da Copa do Mundo e estão no topo da lista de concessões.

- Nesta semana, estamos discutindo o estudo de viabilidade técnica e econômica simplificado. Teremos em dezembro o de Guarulhos, com certeza. Proximamente, vamos anunciar o conjunto de datas dos editais para a sociedade - disse a ministra ontem, no seminário "Infraestrutura de Transporte no Brasil", realizado em São Paulo.

Segundo ela, as obras das três concessões críticas devem ficar prontas até dezembro de 2013, a tempo para a Copa. No caso de Guarulhos, a expectativa é que até 2014 o novo terminal privado esteja operando com 40% de sua capacidade.

MInistra: "Andou-se menos do que gostaríamos"

Enquanto os editais não saem, o governo adota medidas emergenciais, como a construção de módulos operacionais provisórios (Mops) nesses três aeroportos. Miriam diz que o terminal provisório de Guarulhos, que ampliará a capacidade de atendimento em 1 milhão de passageiros por ano, deve ficar pronto até julho.

Mas ela admitiu que as obras no sistema de transporte aéreo estão em marcha lenta:

- Andou-se menos do que gostaríamos. Tudo nos preocupa porque queremos fazer um evento de máxima qualidade, mas os desafios na área de transporte são muito maiores que a Copa do Mundo.

Também presente no evento, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, defendeu a construção do trem-bala ligando Campinas, a São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo ele, os trilhos poderiam absorver metade do tráfego aéreo e de veículos entre as capitais paulista e fluminense, com a vantagem de ser um transporte ambientalmente correto. Figueiredo reafirmou, porém, que não há como acabar a obra antes da Copa.