Título: Impeachment de Collor volta ao Senado
Autor:
Fonte: O Globo, 01/06/2011, O País, p. 4

Sarney determina que fato seja incluído novamente em exposição na Casa

BRASÍLIA. Diante da repercussão negativa e da avalanche de críticas que recebeu, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou ontem à sua assessoria que voltasse a incluir na exposição do chamado "Túnel do Tempo", na Casa, o registro do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Depois de passar por um processo de revitalização, a exposição, que tem como objetivo principal retratar a História do Senado desde a sua criação, acabou excluindo o fato histórico, que marcou o afastamento do primeiro presidente da República por decisão do Congresso Nacional.

- Não sou curador e nem fui o autor desta exposição, mas, para evitar interpretações equivocadas, acabo de determinar à sessão competente do Senado que faça constar o impeachment. Pois não temos nada a esconder nesta Casa - justificou Sarney, em vídeo gravado por sua assessoria e divulgado no portal do Senado na internet.

Antes disso, porém, o ex-presidente Collor, hoje senador pelo PTB de Alagoas, foi informado do episódio e deu seu aval para a reinclusão de seu impeachment no "Túnel do Tempo". Na véspera, para justificar a omissão, Sarney chegou a declarar que o processo que resultara no afastamento de Collor da Presidência foi "um acidente que não deveria ter ocorrido".