Título: Força Nacional e PM cercam Pilar (AL), município mais violento do país
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2011, O País, p. 16

Operação de combate a tráfico, jogo e pistolagem cumpriu 38 mandados

MACEIÓ.Mais de cem homens da Força Nacional e da Polícia Militar cercaram o município mais violento do Brasil - Pilar, a 40 quilômetros de Maceió - para uma operação de combate ao tráfico de drogas, ao jogo ilegal e aos crimes de pistolagem. É a segunda operação em uma semana na cidade.

- Queremos mostrar que quem manda na cidade é o Estado e não o crime - disse o comandante do Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga.

Pilar encabeça a lista dos 100 municípios - excluídas as capitais - mais violentos do país, segundo dados do Ministério da Justiça. Na cidade, a PM e a Força Nacional cumpriram 38 mandados, entre eles seis de prisão, como do sargento José Laércio, por porte ilegal de arma.

Os agentes apreenderam máquinas caça-níqueis, drogas, três armas de fogo, títulos de eleitor e carteiras de trabalho.

Há também indícios de fraude eleitoral na cidade, mas a polícia não deu detalhes.

- Apuramos e acabamos com pontos de tráfico em casas alugadas. E pedimos a ajuda a população para denunciar os crimes - disse Batinga.

Pilar tem histórico de crimes de pistolagem. Em 2007, o vice-prefeito do município, Beto Campanha, foi assassinado, supostamente vítima de um complô coordenado por grupos políticos na região.

--------------------------------------------------------------------------------