Título: Do casebre ao sítio com piscina
Autor: Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 04/06/2011, Rio, p. 18
Porteiro que perdeu tudo em janeiro é presenteado com casa nova
COM A FAMÍLIA, o porteiro Willian Maciel agora curte a casa nova, doada por um empresário; antes ele passou por um abrigo onde também recebeu solidariedade
Cinco meses se passaram e o porteiro Willian Maciel, de 23 anos, é só sorrisos. A solidariedade com os vizinhos, os primeiros dias num abrigo com o filho Brian, que nasceu pouco antes da tragédia do dia 12 de janeiro, fazem parte de uma trajetória que rendeu ao rapaz um presente inesperado: uma casa nova para toda a família, bem diferente da pequena construção que morava na Granja Florestal, em Teresópolis, bairro devastado pela enxurrada. A casa nova fica em Albuquerque, na estrada em direção a Friburgo, e tem 120 metros quadrados, com três quartos, sendo duas suítes, sala com lareira, copa e cozinha, dois banheiros e uma casa nos fundos. No quintal, piscina e churrasqueira. A família comemora a mudança e já faz planos para o futuro.
¿ Nas duas suítes dos fundos estão meus pais e minhas irmãs. Meu pai vai ampliar e transformar a garagem em sala. Até já comprou o material de construção ¿ contou Willian.
Brian, programado para nascer no dia da tragédia, antecipou-se e chegou no dia 11. Durante o temporal, a mãe estava no hospital. O pai estava em casa, mas ficou acordado. Não vai ter festa para comemorar os 5 meses de vida, mas a mãe do menino, Carla, de 18 anos, festeja a nova vida que a família ganhou.
¿ O mais importante é que meu filho está vivo, cheio de saúde.
Antes de se mudarem para o novo lar, eles vinham morando num quitinete cujo aluguel foi bancado por moradores do abrigo onde ficaram após a tragédia, que se sensibilizaram com a situação da família. Carla lembra que, quando o marido contou que tinha ganhado uma casa de presente, achou que era uma ¿pegadinha¿.
¿ Depois que vim ver a casa, já para comprar, é que acreditei. Ela é bem maior do que a outra. Não é fácil limpar tudo isso ¿ brincou.
Willian disse que aguarda a visita do empresário que lhe deu a casa.
¿ Pelo telefone ele prometeu uma visita ¿ disse, acrescentando. ¿ Com o dinheiro que eu pagava para morar de aluguel, comprei uma moto, que facilitou a minha vida para ir trabalhar agora que estou mais distante.