Título: Os pais nunca devem desistir de seus filhos
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 05/06/2011, O País, p. 12

O ¿JN no Ar¿ mostrou escolas, alunos, professores, diretores e até alguns pais. Mas e os gestores da educação, no município e no estado? A rede de gestão da educação funciona?

IOSCHPE: Essa rede não funciona porque o objetivo dela não é funcionar, é manter crianças dentro da escola e liberar os pais para o trabalho. É um depósito de criança. Estou convicto de que a questão educacional brasileira não é intelectual ou acadêmica. Não é que a gente não saiba o que temos que fazer, é que há um problema político. Na educação brasileira, os beneficiários de uma reforma profunda são os pais de alunos das escolas públicas, que são pessoas pobres com pouca participação política. E os prejudicados, que teriam de se adaptar às mudanças, são os funcionários e corporações do ensino, que são um grupo menor, organizado, politizado e vocal. Portanto, promover mudanças acaba sendo indesejável porque vira um ¿suicídio político¿, inclusive por causa de greves e atrapalham em eleições. Não é essa coisa de ¿falta de vontade política¿ ou de que as ¿elites querem manter as massas oprimidas¿.

O grupo de resistência está inserido na própria educação?

IOSCHPE:Se tivéssemos esse grupo, mas tivéssemos na sociedade outro grupo maior, que exige a educação de qualidade, tudo bem. O problema é que tem esse grupo pequeno poderoso e vocal, que é contra as reformas. E não tem o contraponto que é a sociedade apoiando a reforma.

As mudanças no perfil social brasileiro, com a ascensão das camadas mais pobres, não ajuda a equilibrar essa balança, com a sociedade exigindo uma escola melhor?

IOSCHPE: Isso só vai acontecer quando tivermos mais informações. Por isso me engajo nessa discussão. Hoje, os pais dos alunos estão bastante satisfeitos com a escola pública, é o que mostram pesquisas quantitativas e qualitativas. Vimos isso até no ¿JN no Ar¿, na escola ruim de Belém, com 1,4 no IDEB, que era desrespeitosa e estava paralisada. Tinha um pai ou avó que disse que a escola é maravilhosa. Mas a escola é uma porcaria, precisava fechar.

Mas isso é quase uma revolução, fazer com que pessoas que estão acomodadas se revoltem com a situação.

IOSCHPE: Não precisam se revoltar. Acho que, quando a pessoa souber que a escola do filho é ruim, pela nota do IDEB, farão alguma coisa. A maioria dos pais quer uma educação boa para o filho, mas ele próprio não tem educação suficiente para medir e saber se aquela educação é boa ou ruim. Se souber, vai tirar o filho da escola ou vai pressionar a escola para melhorar.

Alguma outra lição para os pais?

IOSCHPE: A maioria dos pais, quando o filho não aprende, culpa o filho. Se as escolas já desistiram dos alunos e os pais desistirem também, esse aluno estará perdido. Minha mensagem final é: nunca desista do seu filho.