Título: Oposição emperra MPs e come Pizza Palocci
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 02/06/2011, O País, p. 9
CRISE NO GOVERNO
Senadores protestam contra excesso de medidas provisórias e rolo compressor do governo para blindar ministro
BRASÍLIA. A votação de três medidas provisórias ontem no plenário do Senado acabou literalmente em pizza. Cansados de serem atropelados pela maioria na votação das MPs e inconformados com o rolo compressor governista para barrar a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, senadores da oposição aderiram ao protesto bem-humorado do tucano Cyro Miranda (GO) e encomendaram três pizzas para oferecer à fiel base da presidente Dilma Rousseff.
As pizzas, que por pouco não foram barradas pela segurança, foram entregues no plenário com os sabores impressos nas embalagens: Pizza Palocci, Pizza MP e Pizza Luiz Garçon. Essa última, que gerou surpresa entre os governistas, fazia uma referência ao apelido recebido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, por não ter autonomia para dar encaminhamento aos pedidos feitos pela base aliada.
Numa roda animada no cafezinho do Senado, os parlamentares da oposição fizeram questão de dividir as pizzas com representantes da base governista. Embora a maioria não tenha aceito a oferta, alguns não resistiram à tentação. O primeiro a sucumbir foi o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que acabou experimentando um pedaço da Pizza Palocci.
- Essa pizza é meio indigesta - advertiu Cyro Miranda.
O protesto da oposição pretendia entrar pela madrugada, com a estratégia de retardar a aprovação de três medidas provisórias que perdem a validade hoje. Estenderam por mais de sete horas a discussão de uma das MPs, que trata de isenção fiscal para diversos setores da economia.