Título: Chávez renova promessa de que fará investimento
Autor:
Fonte: O Globo, 07/06/2011, Economia, p. 28
Obras começaram em 2007 e até hoje PDVSA não pôs um tostão na refinaria Abreu e Lima
BRASÍLIA. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que a petroleira PDVSA tem dinheiro suficiente para construir, junto com a Petrobras, a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A empresa brasileira tomou emprestado do BNDES R$10 bilhões. Chávez alega que a empresa venezuelana, que inicialmente se comprometeu com 40% dos custos do empreendimento, está com dificuldades para assumir sua parte no empréstimo, por falta de garantias suficientes.
- Não chegamos a um acordo definitivo sobre um detalhe, que são as garantias. Mas confiamos, porque nos interessa muito que sigam as obras da refinaria - disse Chávez - Dinheiro nós temos na mão, só nos falta que o BNDES aceite as garantias que a Venezuela está oferecendo.
A obra de Abreu e Lima começou em 2007 e até hoje a Venezuela não pôs um centavo no projeto, obrigando a Petrobras a investir acima do esperado.
Segundo Chávez, a pendência será resolvida antes de agosto, prazo final dado pelo governo brasileiro à PDVSA. Chávez disse que conta com o apoio do Banco do Brasil e do Banco do Espírito Santo para garantir o negócio.
Chávez também disse que, até setembro, deve acertar a compra de oito a 20 aeronaves da Embraer. O número ainda não foi decidido. (Carolina Brígido)