Título: Embraer discute as 40 horas
Autor: Gomes, Marcus Vinicius
Fonte: O Globo, 07/06/2011, Economia, p. 25

Para sindicato, jornada menor garantirá empregos

SÃO PAULO. A Embraer e o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) de São José dos Campos (filiado à CSP-Conlutas) se reuniram ontem para discutir a redução da jornada de trabalho. A empresa ressaltou que "não foi aberta nenhuma negociação", mas se comprometeu a levar a reivindicação à diretoria e voltar a dialogar com o sindicato.

A reunião foi pedida pelo Sindmetal, que, desde 2009, defende que a Embraer adote uma jornada de, no máximo, 40 horas semanais, contra as atuais 43,5 horas. Para a entidade, seria uma forma de garantir os atuais postos de trabalho e gerar mais empregos, além de se equiparar às práticas de fabricantes de aeronaves de outros países.

- No segmento, a jornada é de 35 a 40 horas semanais, o que contribui para a competitividade porque ajuda na melhoria das condições de trabalho - disse o presidente do sindicato, Vivaldo Moreira Araújo, depois da reunião.

A diretoria da Embraer deve examinar o assunto ainda este mês, mas a empresa considera que a curto prazo não há possibilidade de redução de jornada.

O Sindmetal estima que, com a medida, seriam abertas 1.800 vagas. Segundo Araújo, a Embraer compensaria os custos das contratações com a redução de gastos com doenças ocupacionais. Ele lembrou que, na região, a General Motors adota as 40 horas há cerca de 10 anos.