Título: Estado investigará fiscal dono de posto
Autor: Rocha, Carla; Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 07/06/2011, Rio, p. 22

Oficialmente ele é sócio, mas Silveirinha é apontado como o proprietário

SILVEIRINHA no posto de gasolina onde trabalha, em Maria da Graça

Passados oito anos do escândalo do propinoduto, a Secretaria estadual de Fazenda está de novo no rastro de um dos principais personagens do esquema que desviou US$33 milhões dos cofres públicos. O órgão encaminhou ontem à sua corregedoria o caso envolvendo um dos seus fiscais, que é dono do posto de gasolina onde trabalha Rodrigo Silveirinha, ex-subsecretário estadual de Administração Tributária. Silveirinha é apontado como dono do negócio.

Como O GLOBO revelou, Silveirinha vai todos os dias ao posto, em Maria da Graça. De acordo com a Junta Comercial do Rio, um fiscal de renda da ativa tem o maior número de cotas do empreendimento. O nome dele não foi divulgado na reportagem porque servidores públicos não estão proibidos de ter empresas. Mas a secretaria quer saber em que circunstâncias o fiscal adquiriu o posto em 2006 e se há alguma irregularidade.

Já a Justiça Federal do Rio instaurou ontem uma sindicância para apurar o caso de uma analista do Judiciário que entrou para o órgão no ano passado, apesar de responder a uma ação de improbidade no Rio. A servidora é ex-inspetora de Polícia Civil, denunciada em 2009 pelo Ministério Público estadual por ter usado um carro oficial para fins particulares. Ela foi flagrada em 2005 num veículo da polícia com um dos bandidos mais procurados de Santa Catarina. Em 2006, foi demitida.

Segundo a Justiça Federal, para serem contratados, os servidores devem informar se respondem a algum processo judicial. A sindicância vai apurar que informações foram prestadas pela servidora na época da sua contratação.

O Detran, por sua vez, descobriu ontem, quatro meses depois, que houve um erro de digitação no nome do funcionário Valdelir Dias Pinna, quando a notícia da contratação dele foi enviada para publicação no Diário Oficial, em fevereiro. Segundo o Detran, é Valdelir e não Valdeir Dias Pinna que foi nomeado chefe do posto do Detran em Búzios. Confrontado na semana passada com a divergência de nomes, o órgão sustentou que a informação estava correta. Valdelir é irmão do coronel do Corpo de Bombeiros Valdeir Pinna, que responde a ações de improbidade por fraudes num concurso da corporação em 1998.

A Cehab não informou quais providências serão tomadas em relação ao seu servidor que responde a duas ações de improbidade, mas é mantido no cargo desde 2006.