Título: Ventania fecha Ponte e causa estragos no Rio
Autor:
Fonte: O Globo, 08/06/2011, Rio, p. 21
Rajadas derrubam árvores e deixam trechos de seis bairros sem luz. Rio-Teresópolis também foi interditada
A ÁRVORE derrubada pelo vento na Rua Timóteo da Costa, no Leblon
As fortes rajadas de vento que atingiram a cidade na noite de ontem deixaram trechos de seis bairros sem luz, como Jardim Botânico, Leblon e Recreio dos Bandeirantes, e causaram o fechamento da Ponte Rio-Niterói, por volta das 21h10m. Os motoristas tiveram que ficar parados por cerca de 30 minutos nos acessos à Ponte, à espera da reabertura da via. O tráfego foi liberado aos poucos e os veículos seguiram em comboio, guiados por carros da concessionária, o que causou um grande engarrafamento, com reflexos na Avenida Brasil e na Perimetral.
O Rio entrou em estágio de atenção às 21h5m de ontem, devido a uma frente fria que se desloca de Angra dos Reis para o município.
As pistas nos dois sentidos da BR-116 (Rio-Teresópolis) também foram interditadas ao trânsito por volta das 20h, de acordo com a concessionária CRT, por prevenção. Até as 23h, elas ainda não haviam sido liberadas. A interdição aconteceu entre os quilômetros 104 (Guapimirim) e o 89 (Soberbo).
Dez árvores caíram num trecho de um quilômetro
Já na BR-040 (Rio-Petrópolis), dez árvores caíram num só trecho, de cerca de mil metros, no km 86, em Petrópolis. Uma delas atingiu um carro e feriu levemente o motorista, de acordo com a concessionária Concer.
Na Rua Timóteo da Costa, no Leblon, uma árvore caiu na esquina com a Avenida Visconde de Albuquerque. Ela ficou atravessada na pista, impedindo que moradores seguissem em direção ao Alto Leblon. A região ficou sem luz. O tráfego na Rua Igarapava passou a ser feito em mão dupla. Outra árvore caiu na Autoestrada Lagoa-Barra, em São Conrado, na pista sentido Barra da Tijuca, causando retenções no trânsito. No Recreio, na altura do número 12.600 da Avenida das Américas, a queda de um portão também deixou o tráfego congestionado.
Além do Leblon, do Recreio e do Jardim Botânico, trechos dos bairros de Jacarepaguá e da Ilha do Governador também ficaram sem luz. O mesmo aconteceu em Icaraí, Niterói.
Segundo o Centro de Operações Rio, da prefeitura, há possibilidade de chuva moderada, descargas elétricas e mais ventos nas próximas horas. As rajadas podem chegar a 80 quilômetros por hora. O Climatempo prevê a chegada da frente fria hoje, provocando o aumento das nuvens, chuva, rajadas de vento e queda de temperatura no Rio. De acordo com o instituto, o sol até deve aparecer, mas sempre entre nuvens. Amanhã e sexta-feira, a frente fria se afasta, mas ainda deixa o céu com muita nebulosidade. A temperatura fica baixa e ainda chove. O mar fica agitado. Só a partir de sábado, as nuvens diminuem. O sol aparece mais forte e não deve chover.