Título: Garotinho usa o plenário para atacar Cabral
Autor: Lisboa, Vinícius
Fonte: O Globo, 10/06/2011, Rio, p. 17

Ex-governador reclama que Battisti está solto e salva-vidas, presos

? BRASÍLIA e RIO. O deputado federal Anthony Garotinho (PRRJ) recorreu até à libertação do ex-ativista italiano Cesare Battisti, solto na última quarta- feira, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de extradição feito pelo governo italiano, para defender o movimento dos bombeiros do Rio na Câmara Federal e atacar o governador Sérgio Cabral.

¿ O Brasil vive um momento, no mínimo, estranho. Ontem a Suprema Corte libertou o tira-vidas Cesare Battisti. Não quero entrar no mérito se ele o fez por questões ideológicas, políticas, mas o fato é que ele é acusado de três assassinatos. Enquanto o tira-vidas está solto, os salva-vidas estão presos.

Em discurso proferido no plenário da Câmara, Garotinho afirmou que os profissionais que atuam como salvavidas não recebem sequer protetor solar para trabalhar. Para o parlamentar, Cabral teve um comportamento "arrogante" e "ditatorial", ao se recusar a dialogar com os bombeiros:

¿ Hoje eu subo à tribuna desta Casa para falar sobre um assunto que vem causando indignação, que tem causado um sentimento de repulsa a todos os brasileiros pela forma cruel, covarde, desumana que o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral vem tratando os bombeiros militares do Rio, que estão lutando não por um salário de marajá, mas por um salário digno.

Dinheiro de obra pode pagar salário, diz deputado

Segundo o deputado, a situação é resultado de uma série de erros cometidos por Cabral, como a extinção da Secretaria estadual de Defesa Civil. Cabral passou o Corpo de Bombeiros do Rio para o comando da Secretaria de Saúde.

¿ Seja humilde, governador! Recrie a Secretaria de Defesa Civil, dê um aumento antecipado aos bombeiros e policiais ¿ disse Garotinho, depois que as duas medidas já haviam sido tomadas ontem por Cabral.

Ele afirmou ainda que a categoria tem o pior salário do país e tenta dialogar com o governo há meses:

¿ Ah, não há dinheiro, mas para superfaturar a obra do Maracanã em um bilhão de reais há dinheiro! Lá serão realizadas sete partidas de futebol da Copa do Mundo. Um bilhão de reais! Basta dividir um bilhão de reais para se constatar que, com esse dinheiro, pagando o salário que o Rio de Janeiro paga aos bombeiros, daria para pagar os salários de um milhão de bombeiros.