Título: O mundo é das mulheres
Autor: Gomes, Marcus Vinicius
Fonte: O Globo, 10/06/2011, O País, p. 12

Em ato de catadores no PR, Lula diz que Gleisi pôs fim à crise

Especial para O GLOBO

CURITIBA. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Curitiba, que a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para a Casa Civil do governo Dilma é uma prova de que o mun- do "é das mulheres".

¿ Foi preciso a Gleisi ser nomeada para pôr fim à crise instalada no governo. O mundo édas mulheres ¿ disse.

O ex-presidente participou do encerramento da Marcha da Mobilização dos Catadoresde Material Reci-clável, numa casa de shows da capital paranaense, no fim da tarde de ontem. Segundo Lula, o convite para que participasse do evento partiu do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável, mas também da senadora Gleisi Hoffmann, que teria insistido para que ele fosse:

¿Sei que ela estaria aqui se não tivesse sido convidada para a Casa Civil. E oministro Paulo Bernardo (Comunicações), também. Mas, depois que a Gleisi ficou mais importante que ele, o bicho está ciumento que é só uma coisa. Relembrando suas melhores performances no palanque, mas procurando evitar temas políticos, Lula recebeu de mulheres catadoras de papel uma pauta de reivindicações que inclui, entre outros temas, a proibição da incineração de material reciclável no país e a criação de convênios entre prefeituras e cooperativas para remuneração do catador:

¿ Vocês fizeram da catação razão de vida, profissão, motivo de orgulho para este país.

Ao falar de sua ligação com as classes mais humildes, Lula disse que deixou a Presidência da República em janeiro e voltou às origens como havia dito que iria fazer:

¿Sei de onde vim e para onde vou. A mesma mão que ontem cumprimentava um rei cumprimenta agora um catador de papel. Ovacionado pelos cerca de 300 manifestantes ¿amaioria mulheres ¿que se encontravam na casa de shows, o ex-presidente ouviu coros como "Lula, nós te amamos", "Não, não, não àincineração" e "Sim, sim, sim, coleta seletiva". Lula ganhou uma camiseta com a inscrição "Eu sou catador". Havia até um boneco do ex-presidente no evento, com cerca de 2,80 metros de altura e pesando em torno de 25 quilos.