Título: Dividindo o palanque
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 10/06/2011, O País, p. 3

Em Blumenau, presidente cumpre agenda positiva ao lado de Ideli

Enviada especial

BLUMENAU (SC). A presidente Dilma Rousseff retomou ontem, em visita a Santa Catarina, a estratégia de imprimir uma agenda positiva para driblar as dificuldades políticas que persistem mesmo após a saída do governo do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci. Dilma entregou 580 moradias do programa Minha Casa Minha Vida em Blumenau e repetiu o compromisso de lançar este mês a segunda edição do programa, para construir dois milhões de casas populares. Cotada para ser a próxima ministra de Relações Institucionais, a atualministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT), ficou ao lado da presidente durante toda avisita. Elas chegaram eforam embora juntas na comitiva presidencial, sem dar entrevista. A presença de Ideli no evento, que não tinha nenhuma relação com sua pasta, foi justificada pela assessoria de imprensa da Presidência pelo fato de a ministra ser de Santa Catarina.

Também acompanharam Dilma na inauguração a ministra do Planejamento, Miriam Belchior , eo ministro das Cidades, Mario Negromonte. Em quase 20 minutos de discurso, a presidente não fez qualquer menção à crise política ou a próximas mudanças na sua equipe. Desde semana passada, Dilma tem seguido à risca a estratégia do governo de investir em agendas positivas para reduzir o impacto da primeira crise política da sua gestão. Semana passada, a presidente lançou o programa Brasil Sem Miséria, de erradicação da pobreza extrema. Ontem, citou seus compromissos no setor de moradia:

¿Meta que se alcança temque ser mudada. Nós vamos fazer com o Minha Casa Minha Vida 2 umtotal de doismilhões demoradias. Por isso, aqui em Blumenau, eu quero dizer que quem ainda não teve acesso a casa própria terá uma oportunidade agora de ter ¿ disse. O lançamento deverá ser feito na próxima semana, segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que participou da cerimônia. Hereda usou o seu discurso para responder às críticas da oposição de que o governo Dilma está paralisado devido à crise política iniciada com as denúncias de aumento patrimonial suspeito de Palocci:

¿Até agora, neste governo, já fizemos mais de 370 mil contratos para novas moradias. Isso mostra que o nosso governo continua na mesma batida do ano passado. Quer dizer, estamos no início do seu governo contratando no mesmo ritmo do melhor ano da habitação do Brasil ¿ afirmou. Já apresidente afirmou que sua gestão trabalha emparceria comtodos os estados e prefeituras, independentemente da coloração partidária de governadores e prefeitos:

¿ Escolhi vir aqui em Santa Catarina porque é simbólico dessa relação republicana que existe entre ogoverno federal, o governo do estado e o prefeito. Não somos domesmo partido, mas ogoverno federal não olha nem governo nem prefeitura por critério de partido.