Título: PT do Rio tenta sobrevida para Luiz Sérgio
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 10/06/2011, O País, p. 3

Grupo lembrará Dilma sobre o papel do ministro na formação da aliança com o PMDB

Com um pé fora do governo, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, passou amaior parte do dia ontem em seu escritório no Rio tentando costurar apoios para sua permanência no cargo. Ele concentrou os esforços em petistas e aliados da bancada fluminense no Congresso. Parlamentares do PT do Rio tentarão hoje um encontro com a presidente Dilma Rousseff para argumentar contra o que já é dado como certo no Palácio do Planalto e no partido: a mudança no comando da pasta. O grupo lembrará que, antes da campanha para as eleições presidenciais, Luiz Sérgio teve papel importante para aadesão do PMDB à candidatura de Dilma Rousseff e que, nas eleições estaduais, os petistas do Rio, diferentemente dos de São Paulo, fecharam com os peemedebistas em prol do projeto nacional do PT.

De manhã, Luiz Sérgio participou do evento Diálogos Federativos da Região Sudeste, em um hotel de Copacabana. O petista procurou passar confiança. Aos mais chegados, disse que não pedirá demissão e que a saída, caso aconteça, deverá partir da presidente Dilma. Ele admitiu que o momento é delicado e por isso disse que preferia não falar sobre a crise. Já no fim da tarde, recebeu a visita do vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Edson Santos. O parlamentar encabeça a tropa de choque fluminense que busca a permanência de Luiz Sérgio no governo.

¿ O ministro Luiz Sérgio e o PT do Rio não merecem ser tratados dessa maneira. Por uma disputa de poder por parte do PT paulista, estão fritando o Luiz Sérgio a 180 graus, isso é injusto. A aliança do PT do Rio com o PMDB foi primordial para a coligação nacional e a eleição da presidente Dilma. Fomos pa- ra o sacrifício e trabalhamos pelo projeto nacional do partido, ao contrário de São Paulo, que não priorizou a aliança. Luiz Sérgio teve papel importante nessa costura ¿afirmou o deputado Edson Santos. Petistas do Rio reclamam que o futuro do Ministério das Relações Institucionais está sendo tratado por Dilma sem que Luiz Sérgio ea bancada fluminense sejam ouvidos. O ministro não conversa pessoalmente com Dilma desde terça-feira passada, quando estiveram juntos pela última vez durante um almoço com a participação de aliados do PTB.

Presidente e ministro discutem fritura dentro do PT

Após oalmoço com os aliados do PTB, Dilma e Luiz Sérgio conversaram sobre afritura aque o ministro está sendo submetido. Aliados de Luiz Sérgio dizem que as disputas internas do PT, que resultaram no racha da bancada na Câmara dos Deputados, têm irritado a presidente. A permanência de Luiz Sérgio no governo começou a ser colocada em xeque após sucessivas reclamações de petistas e aliados sobresua fraca atuação como interlocutor entre o Legislativo e a presidente Dilma. A maior parte dos pedidos de ajuda feitos a Luiz Sérgio parou na gaveta, o que irritou a bancada aliada do governo. A pouca autonomia da pasta tem afastado possíveis sucessores do atual ministro. Eles temem ter o mesmo destino de Luiz Sérgio e reclamam do estilo de Dilma de concentrar as decisões. ?