Título: Comoção vermelha
Autor: Bottari, Elenilce; Gerbase, Fabíola
Fonte: O Globo, 11/06/2011, Rio, p. 18
Notícia de liberdade é recebida com festa no quartel Charitas
BOMBEIROS chegam a Charitas, em Niterói, vindos da Urca, após barqueada
A notícia da liberdade foi recebida com muita festa no quartel de Charitas, em Niterói, onde está presa a maioria dos bombeiros que reivindicam melhores salários. Eles se abraçaram, ficaram em formação militar, rezaram e cantaram os hinos nacional e da corporação. Em seguida, fizeram dez flexões e agradeceram aos moradores do prédio que fica nos fundos do quartel, jogando balas e biscoitos para as crianças que vivem no lugar.
Carlos Serafine, pai de um soldado de 22 anos, lotado do 4º G-Mar (Itaipu), disse que a notícia da liberdade provocou uma ¿explosão¿ de alegria entre os militares presos:
¿ Agora, eles têm que retornar ao trabalho, que é tão respeitado pela população. Mas também não é possível que sustentem a família com o salário que ganham ¿ comentou Carlos, carregando uma trouxa de roupas do filho.
A secretária Patrícia Rodrigues Machado, com o filho Renan, de 4 anos, nos braços, aguardava ansiosa a saída do marido, o soldado Wallace Duarte, do G-Mar da Barra, que participou do resgate de vítimas das chuvas de janeiro, em Teresópolis:
¿ O aumento de R$50 não dá nem para pagar o combustível do carro ou a escolinha de futebol do meu filho ¿ criticou Patrícia, que mora com a família em Padre Miguel.
Também houve festa com a chegada, à tarde, de barqueata que saiu do Quadrado da Urca pela manhã levando pescadores e 30 salva-vidas dos grupamentos marítimos de Copacabana, Barra e Botafogo. Os bombeiros pularam das embarcações ¿ cerca de dez ¿ ainda no mar e foram nadando até a praia. O grupo foi recebido com aplausos.
¿ Eles (os bombeiros) nos salvam sempre que precisamos. Por isso, tínhamos combinado que se não os soltassem, faríamos barqueatas todas as semanas. Mas hoje São Pedro acabou ajudando ¿ disse o pescador Ronaldo Moreno, que liderou o movimento.
VOLTA AO TRABALHO SERÁ IMEDIATA na página 20