Título: Reforço policial para conter conflito no AM
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 11/06/2011, O País, p. 17

MANAUS. Depois de visitar o Pará, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desembarcou ontem em Manaus e prometeu enviar um efetivo de 70 homens ao Amazonas, a partir da semana que vem, para conter conflitos agrários na região Sul do estado, área que vem registrando altos índices de desmatamento na Amazônia e também ameaças de mortes aos ruralistas que denunciaram crimes ambientais.

A promessa foi feita durante reunião com o governador do Amazonas, Omar Aziz, na qual foram discutidas estratégias para prevenir violência contra trabalhadores rurais que denunciam crimes ambientais. Segundo a Comissão da Pastoral da Terra no Amazonas, pelo menos 32 pessoas estão ameaçadas de mortes por denunciar esses crimes, sendo que 17 vivem no Sul do Amazonas.

Em reunião com o governador, o ministro Cardozo disse que o efetivo será composto por agentes da Polícia Federal, Exército e Força Nacional de Segurança. Ele informou que eles farão policiamento ostensivo, estabelecendo bases em áreas de desmatamento e perto das casas dos ameaçados de mortes:

- Queremos ter certeza de que as áreas mais atingidas pelo desmatamento e as ameaças serão monitoradas.

Em outra área de Manaus, a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, reuniu-se com representantes de movimentos sociais ligados aos direitos das mulheres, negros e terras e moradias, além de representantes da Arquidiocese de Manaus, para falar sobre os recentes conflitos de terras no interior do estado.

* Especial para O GLOBO