Título: Ela gosta de cantar; ele, de línguas
Autor: Lima, Maria; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 11/06/2011, O País, p. 4

Marido de Ideli, Figueiredo é militar, participa de triatlo e estuda chinês

FLORIANÓPOLIS. Nos últimos dois anos, a vida do subtenente e flautista da banda do Exército Jeferson da Silva Figueiredo, de 47 anos, mudou muito. Casado com a nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), ele passou a ser sua companhia constante em vários compromissos. Militar há 27 anos, Jeferson trabalhou na unidade do Exército em Florianópolis e atualmente trabalha no Quartel de Polícia do Exército de Brasília.

Ele prefere a discrição. Nem mesmo durante a campanha eleitoral do ano passado, na qual Ideli concorreu e perdeu a disputa pelo cargo de governadora do estado, foi visto pedindo votos ou fazendo discurso.

A ministra que gosta muito de cantar, inclusive na tribuna como senadora, já fez em público várias declarações de amor a Figueiredo, como ele gosta de ser chamado. Figueiredo, por sua vez, não esconde o gosto pelo estudo de línguas, até russo, já tendo estudado na Universidade de Samara, na Rússia. Atualmente, ele, que é bacharel em Direito, está aprendendo chinês na UnB. Além disso, é triatleta e participou cinco vezes do Iroman Brasil, inclusive na última edição, no final de maio, em Florianópolis.

Nascido no Rio, Figueiredo, 12 anos mais novo, e Ideli se conheceram quando ela fazia campanha para o Senado em 2002, no Mercado Público de Florianópolis. De acordo com um amigo, que não quis se identificar, foi a insistência dele que a conquistou. O namoro só se tornou público pouco antes do casamento.

A cerimônia aconteceu em 19 de dezembro de 2009, com a presença de familiares e poucos amigos, entre eles o chefe de gabinete do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e atual ministro da Secretaria-Geral da presidência, Gilberto Carvalho, que é amigo de Ideli. A ministra e o marido passaram a lua de mel na Itália.

*Especial para O GLOBO