Título: Dilma dobra o PT
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 11/06/2011, Panorama Político, p. 2

A presidente Dilma deu uma lição nos líderes das diversas facções do PT na Câmara. Eles derrubaram Luiz Sérgio, mas não fizeram o sucessor. Ao nomear Ideli Salvatti para a articulação política, a presidente mandou um recado sobre quem manda no governo. Atônitos, os petistas custaram a crer na escolha de Ideli e foram surpreendidos com Luiz Sérgio na Pesca. Rifados pelo PMDB, os líderes petistas saem enfraquecidos da refrega.

Um puxão de orelhas

Os líderes formais e informais do PT na Câmara terminaram a semana na lona. Sobre a divisão do partido, quem fala é o deputado André Vargas (PT-PR): "Vamos ter juízo, minha gente. Vamos botar água na fervura. A luta interna é ruim para a bancada. Os nossos líderes precisam ter maturidade." Essa também é a leitura que faz o deputado José Mentor (PT-SP): "A presidente quis dar uma lição em todo mundo na Câmara. No Paulo Teixeira (líder da bancada), no Arlindo Chinaglia (ex-líder e ex-presidente da Câmara), no Cândido Vaccarezza (líder do governo), no João Paulo (ex-presidente da Casa) e no Marco Maia (presidente da Câmara)".

"O PT na Câmara é uma federação. É difícil eles se unirem por alguém. Lá, é meio a meio a meio" - Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara (RN)

DRIBLE. A bancada dos sindicalistas foi derrotada esta semana, na Comissão do Trabalho, em votação de projeto de lei sobre trabalho terceirizado. O petista Vicentinho (SP), na foto, tentou impedir a votação, alegando que eles tinham criado uma subcomissão de estudos sobre o tema. O presidente da Comissão, Silvio Costa (PTB-PE), não lhe deu ouvidos: "Lá se estuda, aqui se vota." O projeto foi aprovado por 17 a 7.

Contraponto

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi ovacionado ontem, na ONU, ao falar do programa do Brasil de combate à Aids. Ele falou logo depois dos representantes do Irã e do Vaticano, cujas posições foram vaiadíssimas pela plenária.

Tricô

O ministro Guido Mantega (Fazenda) costura, com os Brics e a América do Sul, acordo para apoiar um candidato dos emergentes para o comando do FMI. A ideia é fortalecer esses países mesmo que a francesa Christine Lagarde vença.

Na disputa pelos mercados

O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, estará no Brasil amanhã. É a primeira vez em 15 anos que um Comissário Europeu para a Indústria vem à América do Sul. A Europa exporta principalmente produtos industriais, como máquinas, equipamentos de transportes e produtos químicos. Eles estão preocupados com o avanço chinês na área.

Nova classe média

Os quase 30 milhões de brasileiros que ascenderam à classe média serão tema de seminário do governo, em agosto. Estão sendo convocados especialistas de várias áreas para inspirar uma política para evitar que eles caiam de padrão.

Unir forças

Os governadores do Nordeste, reunidos ontem em Fortaleza (CE), decidiram procurar os da região Norte para enfrentar os do Sul-Sudeste no debate para recompor receitas, diante da decisão do Supremo (STF) que proibiu a guerra fiscal.

O PRESIDENTE da CCJ da Câmara, João Paulo (PT-SP), escalou Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) para relatar projeto do Senado que anula condecoração dada ao ex-presidente do Peru Alberto Fujimori.

O CONGRESSO vai criar a Frente Parlamentar pela adoção de crianças. Vão integrá-la o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) e os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG).

GRANDES empresas interessadas na privatização dos aeroportos se reúnem, terça, com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, na CNI.

ILIMAR FRANCO com Vivian Oswald, sucursais e correspondentes