Título: Desemprego em alta, a maior ameaça à reeleição
Autor: Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 15/06/2011, O Mundo, p. 28

Obama reconhece que estado da economia ainda é motivo de preocupação

Com 14 milhões de americanos desempregados e outros 8,5 milhões incapazes de encontrar um trabalho em tempo integral, o principal entrave à reeleição do presidente Barack Obama é a dificuldade de expandir a criação de vagas nos EUA. Em maio, a taxa de desemprego chegou a 9,1%, o que aumentou o pessimismo entre os americanos. Para um presidente que assumiu o cargo com promessas de recuperar a economia, um novo voto de confiança do eleitor depende da capacidade de provar que o país está livre de uma nova recessão.

As estatísticas ajudam a campanha do Partido Republicano, que culpa o governo pela falta de dinamismo no mercado de trabalho e o acusa de usar políticas equivocadas, como programas de estímulo. Os incentivos criaram, de acordo com as estimativas mais otimistas, 3 milhões de vagas, um patamar significativo, mas inferior aos 8 milhões de empregos perdidos de 2007 a 2009. Para a oposição, a saída é cortar impostos das empresas.

¿ Os republicanos definiram a estratégia de impedir a aprovação de novos programas de estímulo à criação de vagas e, sem eles, Obama terá muita dificuldade em reduzir a taxa ¿ disse Ross Eisenbrey, vice-presidente do Economic Policy Institute.

Eisenbrey destaca o sentimento geral de insegurança e a perda no valor dos imóveis como os fatores que levaram a economia a um desempenho menos vibrante do que o previsto. Sem um saldo positivo de criação de vagas, os consumidores se tornam mais cautelosos e, nos EUA, o consumo representa cerca de dois terços do PIB (Produto Interno Bruto).

Em entrevista à NBC, Obama defendeu o aumento das exportações e o investimento em novos setores como a solução. Ele lembrou que todos os dias recebe cartas de pessoas prestes a perder suas casas ou que foram demitidas perto da aposentadoria.

¿Tenho que escrever para eles e quando os vejo em encontros, eles começam a chorar. A noção de que eu possa estar de alguma forma calmo quanto a isso é uma bobagem.

Para Mark Weisbrot, codiretor do Center for Economic Policy and Research, Obama falhou ao não empregar soluções mais audaciosas para criar vagas e citou um programa alemão de subsídio a empresas que reduzem horas para não cortar vagas.

¿ O governo precisa agir logo. Essa é uma crise nacional que afetará o desempenho de uma geração inteira no mercado de trabalho.

Pesquisa do instituto Gallup mostra que a confiança do consumidor se aproxima do patamar mais baixo já registrado este ano. Segundo enquete da CNN, 48% dos americanos acreditam que o país está no rumo de uma nova grande depressão em 12 meses. Nesse cenário, a escolha do candidato republicano será crucial.

¿ Se ele for assustador o suficiente para o público americano, Obama terá chance ¿ resume Eisenbrey.