Título: Governo tenta recompor base aliada no Senado
Autor: Gois, Chico de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 14/06/2011, O País, p. 10
BRASÍLIA. Como sugeriu ontem a presidente Dilma Rousseff à sua equipe, ela e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, vão "arregaçar as mangas" e hoje têm intensa agenda política para tentar consertar os estragos na base aliada. O esforço começa pelo Senado: almoço com senadores do PR no Palácio da Alvorada e encontros separados de Ideli com o vice Michel Temer, com o presidente do Senado, José Sarney (AP), e o líder do governo na Casa, Romero Jucá (RR), todos do PMDB.
É no Senado que Ideli será posta à prova esta semana. A base aliada espera um sinal do Planalto para retomar as negociações em torno da proposta de emenda constitucional que muda o rito de tramitação das medidas provisórias. Dilma não aceita o substitutivo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, que prevê uma comissão permanente para analisar a admissibilidade das MPs.
Na Câmara, o governo enfrentará a força de lobbies, como o em defesa da PEC 300, que fixa piso para policiais civis, militares e bombeiros. Outro desafio é aprovar o Regime Diferenciado de Compras, com regras mais flexíveis de licitação para obras da Copa e das Olimpíadas.