Título: Bancada dos bombeiros se reúne hoje na Assembleia Legislativa
Autor: Costa, Ana Claudia; Lisboa, Vinícius
Fonte: O Globo, 13/06/2011, Economia, p. 10

Deputados tentarão mudar projeto de reajuste e discutir anistia

Deputados estaduais, entre eles integrantes das comissões de Defesa Civil e Direitos Humanos, que já se denominam bancada dos bombeiros, se reúnem hoje na Alerj para discutir que fontes de recursos podem ser usadas para contemplar a reivindicação dos bombeiros de aumento no piso da categoria para R$2 mil. A intenção é incluir emendas que elevem a proposta do Poder Executivo, de reajuste de 5,6%.

¿ O aumento poderá ser com dinheiro do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) e até dos royalties do petróleo ¿ especula a deputada Janira Rocha (PSOL).

Além de Jarina, a bancada dos bombeiros reúne Marcelo Freixo (PSOL), Flávio Bolsonaro (PP), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), Paulo Ramos (PDT), Clarissa Garotinho (PR), Wagner Montes (PDT) e Robson Leite (PT).

A coloração partidária que marchou com os manifestantes teve diversidade. A passeata reuniu, por exemplo, os deputados federais Jean Wyllys (PSOL) e Jair Bolsonaro (PP), que têm opiniões opostas sobre políticas para homossexuais. A deputada federal Jandira Feghali (PC do B), que posou com Sérgio Cabral na campanha eleitoral passada, marchava na Atlântica.

Para atender à reivindicação de anistia, o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), receberá o pedido para que a anulação dos processos contra os rebelados seja votado esta semana. Para Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a proposta terá caminho facilitado após solucionado o aumento salarial. Já os deputados federais da Comissão de Segurança pediram ao coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil, que os 439 bombeiros detidos sejam anistiados. Segundo o deputado Alessandro Molon (PT), o coronel prometeu divulgar uma resposta hoje.