Título: Dilma elogia FH por combater hiperinflação
Autor: Freire, Flavio
Fonte: O Globo, 13/06/2011, O País, p. 9

Em homenagem aos 80 anos do tucano, presidente também creditou ao político a consolidação da democracia

SÃO PAULO. Em carta publicada no site que presta homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que serão completados no próximo sábado, a presidente Dilma Rousseff destacou não só a trajetória política do tucano, como creditou a ele o "plano duradouro" no combate à hiperinflação. Dando continuidade à troca de gentilezas que tem pautado a relação entre os dois desde o início do novo governo, Dilma ainda destacou a atuação de FH na consolidação da estabilidade econômica, assim como seu espírito público e a habilidade para fazer política.

"Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje", diz trecho da carta, no site www.fhc80anos.com.br, em meio a outras mensagens assinadas por políticos, empresários, artistas e amigos de Fernando Henrique.

Entre os que homenageiam o ex-presidente estão o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, o ex-vice-presidente americano Al Gore, o ex-governador de São Paulo José Serra e o apresentador Luciano Huck.

Ainda na carta, a presidente assinala a disposição de Fernando Henrique para tratar questões com base no diálogo. A relação entre eles nos últimos meses tem sido cortês. No evento que comemorou o aniversário de 90 anos do jornal "Folha de S. Paulo", a presidente, ao cumprimentar FH, disse que os dois precisavam se encontrar mais vezes. Semanas depois, durante a visita do presidente Barack Obama, Dilma convidou o ex-presidente para sentar à mesa ao lado dela. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou daquele encontro.

Na carta, Dilma fez questão de destacar que os ideais sempre acompanharam FH: "Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato", diz ela, ainda frisando o papel do ex-presidente na História da política nacional. "Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito". Mesmo com a ressalva de que tem opinião diferente da do ex-presidente, Dilma diz que a discussão entre os dois sempre se deu no campo respeitoso das ideias.

"Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias. Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!", escreveu ela.