Título: Pesquisa: apoio ao governo se mantém
Autor:
Fonte: O Globo, 13/06/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. Ao festejar a manutenção da avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, segundo pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, os governistas admitiram que a imagem pessoal da presidente precisará de retoques para corrigir os arranhões provocados pela crise envolvendo o ex-ministro Antonio Palocci. Os números do Datafolha indicam que 49% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, contra 47% da pesquisa anterior, produzida em março. Porém, a percepção de governante decidida, sincera e inteligente caiu nos últimos três meses.

De acordo com o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), a pesquisa é "a melhor notícia" que o governo Dilma poderia ter na atual conjuntura. E reduz a percepção de que o crescimento patrimonial do ex-ministro-chefe da Casa Civil teria o efeito de um terremoto no Palácio do Planalto.

- A pesquisa mostra que a tempestade e o tremor não foram tão profundos. Agora, a presidente vai precisar de nós, do governo, para se recuperar dessas turbulências naturais do início. No que depender do PMDB, ela terá 100% de apoio. Isso, eu posso garantir - afirmou o líder peemedebista.

Segundo o Datafolha, a imagem de presidente "decidida" caiu de 79% para 62%. A de "muito inteligente" foi de 85% para 76%. O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), afirmou acreditar que a pesquisa não cristalizou os efeitos do caso Palocci e ainda reflete a força da popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele diz crer que o momento é decisivo: daqui para frente, a manutenção de popularidade do governo Dilma dependerá dela mesma e de sua base de apoio no Congresso:

- Sob o efeito Lula, Dilma ainda navegava com facilidade. O jogo vai começar agora. E ela não tem liderança para sustentar essa aliança (de partidos) no Congresso, que é ampla e contraditória demais - afirmou Guerra.

Já o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA), diz que o desgaste da imagem pessoal de Dilma ainda deverá se transferir para a avaliação do governo. E reforça a ideia de que a crise ainda não foi contabilizada pela população:

- É normal que exista boa vontade com a presidente no começo de mandato. Mas a situação do governo não é nada boa. O que o governo fez nesse primeiro semestre? Nada. E esses indicadores da avaliação pessoal sinalizam isso muito bem - disse ACM Neto.