Título: Queda repercute lá fora
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 09/06/2011, O País, p. 4

Jornais destacam crise no Brasil

A demissão de Antonio Palocci foi destaque nas edições on-line de jornais do mundo todo. Referindo-se ao ex-ministro como "o homem forte de Dilma", muitos lembraram que a presidente Dilma Rousseff enfrenta a primeira grande crise após assumir o governo. Todos os veículos destacaram que foi a segunda queda de Palocci do cargo de ministro.

O argentino "La Nación" disse que o petista foi obrigado a renunciar em meio às acusações, "o que significou um revés para a presidente Dilma Rousseff". O "Clarín" também destacou o assunto brasileiro.

O jornal americano "The Wall Street Journal" disse que Palocci renunciou à Casa Civil para poupar Dilma de perguntas sobre o quanto o petista ganhou com a empresa de consultoria. Na mesma linha, "The Washington Post" disse que Palocci deixa o cargo para pôr fim a uma luta política que poderia prejudicar o governo da presidente Dilma.

"The New York Times" lembrou os escândalos na Casa Civil - José Dirceu, Erenice Guerra e Palocci caíram -, dizendo que a própria Dilma foi a única a comandar a pasta no governo Lula a não deixar o cargo em meio a problemas. "Analistas políticos e líderes da oposição dizem que a crise sobre Palocci havia enfraquecido a relação de Dilma com o Congresso e sua imagem como líder".

O espanhol "El País" afirmou que divulgar uma nota foi a fórmula escolhida por Palocci e por Dilma para pôr fim à crise, já que a continuidade do petista no governo seria difícil.