Título: Lula: saída foi no momento certo
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 09/06/2011, O País, p. 10
Sobre Gleisi, ex-presidente diz que "se Dilma escolheu, está certo"
SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem à noite que a saída do ex-ministro Antonio Palocci da Casa Civil aconteceu "no momento certo". Ao chegar para uma palestra encomendada pela empresa de embalagens Tetra Pak, na capital paulista, Lula disse que tirar um companheiro do governo é sempre um "sofrimento grande" e pelo qual também já passou. Em 2006, no governo Lula, Palocci deixou o Ministério da Fazenda desgastado com a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo.
- É sempre triste tirar um companheiro. Eu tive que tirar companheiro, e é um sofrimento muito grande, mas acho que a presidente Dilma tem autoridade e fez isso em um momento certo - afirmou o ex-presidente em rápida entrevista antes da palestra, fechada à imprensa.
Perguntado sobre a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para ocupar o posto que era de Palocci, Lula foi lacônico:
- Se a companheira Dilma escolheu, está certo.
Segundo informação do núcleo próximo à presidente Dilma, Lula participou das conversas que definiram o destino do ex-ministro-chefe da Casa Civil. Por telefone, de São Paulo, ele, inicialmente, defendeu a saída imediata de Palocci do posto, para evitar um desgaste maior do governo. Mas, depois da decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de arquivar as denúncias contra Palocci, voltou atrás e sugeriu que se esperasse mais para uma decisão. Dilma, porém, tomou a decisão após ouvir poucos assessores.