Título: Argentina tem primeiro caso de divórcio gay
Autor: Nación, Do La
Fonte: O Globo, 16/06/2011, O Mundo, p. 30

BUENOS AIRES. Duas mulheres que se casaram em julho do ano passado ¿ quando a Argentina tornou-se o primeiro país da América Latina a oficializar o casamento gay ¿ entraram com o primeiro pedido de divórcio. Moradoras da província La Rioja, no noroeste do país, Ángela, de 46 anos, e Vanesa, de 26, viviam juntas seis anos antes de se casarem. A entrada do pedido de divórcio foi confirmada pela Federação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais argentina.

O casal se conheceu na cidade de Córdoba, em 2005. Na época, as duas estavam casadas com homens. Segundo fontes ouvidas pela imprensa argentina, a infidelidade de uma delas teria sido a causa do processo de divórcio. Mais detalhes não foram divulgados.

A Argentina é o primeiro e único país da região a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo: no México, apenas a capital, Cidade do México, autoriza o matrimônio homoafetivo. No Brasil, no Equador e na Colômbia é permitida a união civil gay.

Segundo a federação, até fevereiro deste ano, seis meses após a aprovação da lei, mais de 1.600 casais oficializaram sua união na Argentina ¿ a maior parte na província de Buenos Aires. Setenta por cento dos casamentos são entre homens, e a maioria já vivia junto por pelo menos 12 anos.

Com agências internacionais