Título: Haddad: ensino sem dinheiro e remuneração
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 16/06/2011, O País, p. 12

BRASÍLIA. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem que faltam recursos para o ensino no Brasil e que os baixos salários do magistério, em relação a outras carreiras de nível superior, desestimulam o jovem a virar professor. Haddad esteve em audiência pública na Comissão Especial da Câmara sobre o projeto de lei do Plano Nacional de Educação 2011-2020.

Haddad disse que a meta do novo plano que propõe duplicar as matrículas da educação técnica de nível médio é acanhada e poderá ser atingida já em 2014, com o Pronatec. Sobre a meta de aumentar o gasto público anual com educação para 7% do PIB - hoje é de 5%; entidades do setor querem 10% -, Haddad disse que é uma "covardia" perguntar se ele prefere 7% ou 10%, pois ele vai querer 10% ou mais:

- Não só está faltando dinheiro para a educação como também remuneração (dos professores) - disse, destacando que a primeira prova nacional que será criada para seleção de professores deve ocorrer em 2012. Segundo o ministro, os concursos atuais são "malfeitos".