Título: PF lista passaportes com erro no chip
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2011, O País, p. 12

Quem tiver documento com defeito será chamado; Casa da Moeda diz que problema não se repetirá

BRASÍLIA. A Polícia Federal divulgou ontem uma lista com os números de 11.601 passaportes que contêm erros nos chips de identificação do usuário. Quem estiver na lista será chamado para fazer um recall, de acordo com a PF.

Os documentos com a nova tecnologia passaram a ser produzidos pela Casa da Moeda desde o último dia 10 de janeiro, com o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários. De acordo com reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" publicada ontem, os passaportes defeituosos foram produzidos entre os dias 2 de março e 6 de abril. Durante o período, 170 mil documentos foram confeccionados no total. No processo, não houve o repasse de alguns sinais gráficos dos dados pessoais para o chip do passaporte.

O problema é que o chip não lê alguns caracteres, como acentos e o "ç". Então, embora os dados do brasileiro estejam corretos nas cédulas impressas do passaporte, quando o chip é lido eletronicamente esses caracteres não aparecem. Inconsistências entre as duas informações poderiam gerar problemas na chegada do viajante a outro país.

De acordo com a Casa da Moeda, o problema já foi corrigido e não voltará a acontecer. O órgão informou que viajantes brasileiros não terão prejuízos. Um pouco menos da metade dos documentos defeituosos (5.000) já foi substituída.

"A Casa da Moeda esclarece que o problema foi logo identificado e a condição geradora da falha foi retificada, eliminando-se, assim, a possibilidade de que esta volte a ocorrer. O problema foi pontual e atingiu cerca de 0,5% da produção prevista para 2011, que é de aproximadamente 2 milhões de passaportes. Não haverá prejuízo de nenhuma natureza ao cidadão brasileiro", afirmou a Casa da Moeda em nota.

Ontem, a Polícia Federal informou que o recall não terá custo, e que quem ainda não trocou seu passaporte que apresenta falhas será avisado por telefone ou por e-mail para realizar a substituição.

"Quem precisar viajar antes de efetuar a troca não será prejudicado. Embaixadas e consulados já foram alertados pelo Itamaraty sobre possíveis problemas", diz o texto. A lista dos documentos que terão de ser trocados está disponível para consulta no site da PF (www7.pf.gov.br/DCS).