Título: DEM pede investigação em partido de Kassab
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2011, O País, p. 10
Funcionários da prefeitura de SP usariam máquina pública para obter assinaturas em favor do PSD
SÃO PAULO. O DEM vai pedir ao Ministério Público Estadual e à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo que investiguem as denúncias de que funcionários da prefeitura da capital estão coletando assinaturas de eleitores para o Partido Social Democrata (PSD), a nova legenda do prefeito Gilberto Kassab. Isso configuraria o uso da máquina pública com fins político-partidários.
Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", uma assessora que trabalha numa das subprefeituras da administração de Kassab enviou e-mail para amigos, pedindo assinaturas para consolidar a fundação do PSD. No e-mail, ela diz ter recebido "a missão" de arrecadar o maior número de nomes de pessoas para o registro do novo partido no Tribunal Superior Eleitoral.
Kassab negou, ontem, que tenha pedido a funcionários comissionados e aos subprefeitos que recolham assinaturas para a criação do PSD.
-- Não houve isso. A própria funcionária disse que era de caráter pessoal e não foi uma determinação da prefeitura de São Paulo - declarou.
O PSD tem até outubro para recolher 482 mil assinaturas em nove estados, e, assim, poder disputar as eleições do próximo ano. A Secretaria de Comunicação da prefeitura de São Paulo informou que a funcionária usou e-mail particular, mas frisou que nenhum funcionário está autorizado a fazer pedidos em nome do prefeito.