Título: Itália recorre a Comitê de Conciliação contra liberdade de Cesare Battisti
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2011, O País, p. 4

Para protestar, cidade italiana cancela parceria com município de SC

RIO e SÃO PAULO. O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou ontem que, até o dia 25 deste mês, a Itália apresentará ao Comitê de Conciliação, que representa pré-condição ao recurso no Tribunal Internacional de Haia, pedido para que avaliem a decisão do Brasil de garantir a liberdade a Cesare Battisti. Frattini classificou como um erro a decisão do ex-presidente Lula de negar a extradição do ex-ativista italiano.

- Quem errou é somente e exclusivamente o (ex) presidente do Brasil.

Segundo a agência de notícias Ansa, Frattini informou que a Itália apresentará como um dos argumentos jurídicos contra a decisão do Brasil a "clara violação ao tratado bilateral".

O mal-estar entre os dois países já se reflete em terras brasileiras. A cidade italiana de San Polo di Piave, na província de Treviso, suspendeu o "gemellaggio" (geminação) com o município catarinense de Arroio Trinta. Trata-se de um convênio em que as cidades se tornam irmãs.

As negociações para o tratado começaram em 2009 e a assinatura do ato oficial do "gemellaggio" estava prevista para julho de 2012. Com 97% da população descendente de italianos, Arroio Trinta tem pouco mais de 3.500 habitantes. A cidade, a 419 quilômetros da capital, Florianópolis, vive da agricultura e do turismo, mantendo tradições de colonos italianos. A suspensão do "gemellaggio" frustrou a população.

De acordo com o prefeito de San Polo di Piave, Vittorio Andretta, o cancelamento do convênio foi uma forma de protestar contra a libertação de Battisti.

- O Conselho Comunal quis se posicionar com força e mostrar que a parceria em curso ficou ameaçada com o caso Battisti.

Com a repercussão da libertação de Battisti, o ex-presidente Lula desistiu da viagem que faria a Roma, para participar de um evento de apoio à candidatura de José Graziano à presidência da FAO (organismo da ONU para a Agricultura e Alimentação). A assessoria de Lula informou que ele estuda participar, por meio de videoconferência, de um seminário organizado pelo governo brasileiro. As eleições para a FAO ocorrem no dia 25.