Título: Dilma recebe secretário-geral da ONU
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2011, O País, p. 4

Presidente espera declarações favoráveis; Ki-moon quer apoio para se reeleger

BRASÍLIA. Em sua terceira visita ao Brasil desde que foi eleito, em 2007, o sul-coreano Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, desembarca hoje em Brasília para um encontro com a presidente Dilma Rousseff, com a missão de desfazer sua imagem junto à diplomacia brasileira. Reservadamente, a avaliação do governo é que Ban Ki-moon tem trabalhado à frente das Nações Unidas para atender aos interesses dos países desenvolvidos.

Candidato à reeleição no próximo dia 21, Ban Ki-moon passou, nos últimos dias, por Colômbia, Argentina e Uruguai. Dependendo de seu poder de convencimento junto a Dilma, ele espera ouvir da presidente um discurso de apoio à sua recondução ao cargo.

Informalmente, o governo brasileiro nada tem contra a candidatura. Mas, segundo fontes da área de política externa, Ban Ki-moon gostaria que o apoio se tornasse público e oficial. Os diplomatas evitam usar o termo barganha, mas sugerem que o secretário-geral dê declarações favoráveis ao Brasil. Um exemplo é a candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.

- Em situações de ameaça à paz e à segurança internacionais, ele (Ban Ki-moon) ficou muito preso a visões e interesses dos países desenvolvidos - comentou um alto funcionário do governo brasileiro

Dilma pedirá maior participação dos países em desenvolvimento na estrutura burocrática da ONU. Ou seja, não só em cargos de direção, mas em áreas em que se requer conhecimento técnico e formulação de políticas.