Título: Cirurgia devolve a visão após 55 anos
Autor: Baima, Cesar
Fonte: O Globo, 17/06/2011, Ciência, p. 32
Atingido por uma pedra no olho quando criança, homem teve descolamento de retina
Uma cirurgia realizada 55 anos depois de um acidente que descolou sua retina devolveu a visão a um homem, informaram os médicos da Enfermaria de Olhos e Ouvidos de Nova York na ¿Journal of Medical Case Reports¿. Ainda menino, o homem foi atingido por uma pedra no olho direito e continuou cego mesmo após passar por uma operação de catarata quando tinha 23 anos, que lhe devolveu temporariamente a percepção de luz.
Os descolamentos de retina não são incomuns e as causas mais frequentes são ferimentos na cabeça, miopia e diabetes. Se a retina permanece descolada por muito tempo, normalmente alterações degenerativas fazem com que seja impossível restaurar a visão mesmo que ela seja recolocada no lugar. O caso do homem, no entanto, foi diferente. Ele chegou ao hospital queixando-se de dores e foi diagnosticado com hifema (acúmulo de sangue na câmara anterior do olho), glaucoma neovascular, alta pressão intraocular e retina descolada.
Os médicos primeiro trataram a pressão para aliviar a dor. Uma vez com a pressão intraocular estabilizada, ele recebeu tratamento com anticorpos para o glaucoma. Contra todas as expectativas, o homem relatou ter retomado a percepção da luz com o olho. Encorajados pelo resultado, os médicos decidiram tentar recolar sua retina. Após a cirurgia, o paciente recuperou a visão e mostrou ser capaz de contar os dedos de uma mão a cinco metros de distância. Um ano depois, ele foi submetido com sucesso à nova operação para tratar cicatrizes no interior de seu olho que estavam forçando a retina a se descolar novamente.
¿ Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se relata a recuperação da visão de um paciente com um descolamento de retina traumático tão antigo ¿ disse Olusola Olawoye, um dos médicos responsáveis pelo tratamento. ¿ Esse foi um grande resultado não só para o nosso paciente como também pode ter implicações na devolução da visão para outros pacientes, especialmente em um contexto de pesquisas com células-tronco que podem ser transplantadas para retinas doentes como forma de restaurar a visão.