Título: Em evento bancado por estatais, Lula ataca mídia
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 18/06/2011, O País, p. 10

Ex-presidente volta a ironizar , em encontro com blogueiros que apoiam PT , agressão a Serra em 2010

BRASÍLIA. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem à noite da abertura do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas ¿ grupo alinhado ao governo petista ¿ e elogiou o papel desempenhado por eles durante sua gestão e na campanha eleitoral vitoriosa de Dilma Rousseff. Segundo ele, esse grupo de blogueiros defendeu a liberdade de expressão e a democracia no país, evitando que asociedade fosse manipulada com informações de ¿falsos formadores de opinião¿. O encontro é patrocinado pela Petrobras, por Itaipu, pela Fundação Banco do Brasil epelo governo do Distrito Federal.

¿Não vou esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão e comunicação nos oito anos do meu governo e, sobretudo, na eleição do ano passado. Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada como fora durante anos. Evitaram que falsos formadores de opinião, que não formam opinião nem nas suas casas, ditassem regras ¿ afirmou Lula, em discurso.

Ao chegar ao auditório, lotado por cerca de 400 blogueiros, Lula foi saudado com jingles das suas campanhas eleitorais e bastante aplaudido durante os 20 minutos em que discursou. Pouco depois do ex-presidente, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, fez uma palestra de 45 minutos sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que pretende universalizar o acesso à internet em alta velocidade, numa parceria entre os setores públicos e privado. Lula disse aos blogueiros que ajam com seriedade "porque a direita não brinca em serviço". E argumentou que a internet é umdireito de todos e não só de quem pode pagar . Lula disse que, ao longo de seu governo, nunca se preocupou com as críticas, mas com as difamações. E citou ataque sofrido pelo ex-governador José Serra (PSDB) durante a campanha de 2010, no Rio. Enquanto caminhava, cercado de tucanos, Serra foi atingido, na cabeça, por um objeto não identificado.

¿Não me preocupo com as críticas. Eu me preocupo com as inverdades, a má-fé e as difamações. Como aquela pedra, aquele meteorito de papel que atingiu a cabeça do candidato adversário ¿ ironizou. Assim como fez no ano passado, o ex-presidente comparou Serra ao ex-goleiro chileno Rojas, que simulou ter sido atingido por um objeto jogado pela torcida brasileira na partida Brasil xChile pelas eliminatórias da Copa de 1990. Para Lula, Serra saiu mais fraco da eleição, e Dilma sofreu preconceito durante a campanha:

¿ Tenho vontade de ir àquela clínica pedir a tomografia para ver o estrago que fez na cabeça dele. Aliás, o estrago foi nas urnas. ?