Título: Adversário da família Sarney é nomeado para presidir Embratur
Autor: Fernandes, Diana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 18/06/2011, O País, p. 4

Nomeações de segundo escalão começam a sair; irmão de Jucá vai para Conab

BRASÍLIA. Ainda que a contagotas, o governo começou a publicar nas edições do Diário Oficial da União desta semana nomeações de aliados para cargos federais de segundo e terceiro escalões, que estavam represadas e já eram motivo de ameaças de rebelião na base aliada no Congresso. Na edição de ontem, a presidente Dilma Rousseff finalmente bancou a indicação do ex-deputado maranhense Flávio Dino, do PCdoB, para a presidência da Embratur. Desafeto da família Sarney, a nomeação de Dino vinha sendo impedida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Para compensar, a presidente nomeou dois peemedebistas para diretorias da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, que tem como titular o ministro Wagner Rossi (SP), afilhado político do vicepresidente Michel Temer. Um dos novos diretores da Conab é Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Para evitar atritos com a família Sarney ¿ Dino foi candidato ao governo do Maranhão ano passado, contrariando orientação do então presidente Lula, e deu trabalho ao projeto de reeleição da governadora Roseana Sarney ¿, emissários do Planalto consultaram antes o presidente do Senado.

Dilma não tinha mais argumentos para não nomear um indicado do tradicional aliado PCdoB.

Com a nomeação, Dino ficará subordinado ao ministro do Turismo, Pedro Novaes, afilhado político de Sarney.

O PCdoB já demonstrava contrariedade com a demora na indicação Dino, feita ainda no período de transição de governo, em 2010. A nomeação era considerada uma prioridade para o PCdoB, mas foi insistente o veto da família Sarney ao ex-deputado, considerado um nome forte para a eleição da prefeitura de São Luís, no próximo ano.

¿ A demora foi tanta, que eu já tinha abandonado esse projeto (de participar do governo Dilma). Já havia até pedido regime de dedicação exclusiva como professor na universidade (UFMA) ¿ disse, ontem.

O PMDB, que reclamava por influir nos cargos de segundo escalão do Ministério da Agricultura, indicou Oscar Jucá Neto para a diretoria de Finanças, uma das mais cobiçadas do órgão, e o ex-deputado Marcelo Melo (PMDB-GO) para diretor de Operações e Abastecimento.

Antes de ocupar o novo cargo, o pernambucano Oscar Jucá foi assessor da Diretoria Administrativa da Conab. Com 45 anos, o irmão de Romero Jucá já foi assessor da presidência da Infraero e gerente executivo da Agência de Desenvolvimento do Nordeste.

A indicação do ex-deputado Marcelo Melo foi feita como uma forma de acalmar o PMDB de Goiás, que ficou sem a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, depois que o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende se recusou assumir a direção do órgão, que foi recriado pelo governo Dilma com uma estrutura esvaziada, sem um banco de fomento.