Título: O PMDB do contra
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 18/06/2011, Panorama Político, p. 2

Primeiro, o partido desagradou ao governo na Câmara, na votação do Código Florestal. Agora, um grupo de 30 deputados do PMDB ameaça se unir à oposição para tentar derrubar o sigilo dos orçamentos das obras da Copa e das Olimpíadas, na medida provisória que flexibilizou as regras para as licitações nos eventos esportivos. Esses 30 deputados são novos na bancada e já comunicaram sua disposição ao líder Henrique Alves (RN).

Porta de saída

Em rota de colisão com o presidente do PV, José Luiz Penna, e sem tempo hábil para fundar um novo partido até as eleições municipais do ano que vem, Marina Silva articula um movimento suprapartidário que se chamaria Verdes e Cidadania. O grupo reuniria cerca de 30 deputados federais e serviria para mobilizar a militância até que a nova sigla fosse viabilizada. Penna estica a corda para forçar a saída de Marina e seus aliados do PV. A direção do PV diz que os 20 milhões de votos que Marina obteve nas eleições presidenciais não acrescentaram nada ao partido, já que a bancada na Câmara continuou do mesmo tamanho.

"Esse patrimonialismo documental liderado por Collor, Sarney, Forças Armadas e Itamaraty, mesmo com o recuo da presidente Dilma, não vai passar fácil" ¿ Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)

ARBITRARIEDADE. O governo brasileiro analisa a adoção de mecanismo de reciprocidade em relação a turistas espanhóis caso persistam "humilhações" a brasileiros naquele país, de acordo com o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores). Seriam exigidos documentos como extrato bancário e garantia de hospedagem. Em audiência pública na Câmara, Patriota afirmou que o número de brasileiros barrados na Espanha é elevado, mesmo tendo caído de 250 por mês, em 2007, para 140 hoje.

À queima-roupa

Em Ribeirão Preto, ontem, a prefeita da cidade, Dárcy Veras (DEM), perguntou: "Chalita, por que você foi para o PMDB?" O deputado Gabriel Chalita (SP) respondeu: "Foi o Edinho Silva (presidente do PT paulista) quem mandou!"

Mulheres

A ampliação da representação feminina é o mais novo argumento dos defensores do voto em lista. Na Turquia, graças a campanha de ONGs e à posição que ocupavam nas listas, as deputadas eleitas pularam de 50 para 78.

Em São Paulo, o DEM namora o PMDB

Estão adiantadas as conversas entre o DEM e o PMDB para um projeto comum nas eleições municipais da capital paulista no ano que vem. O entendimento envolve dirigentes regionais e nacionais dos partidos e tem como objetivo fortalecer a candidatura à prefeitura do deputado Gabriel Chalita (PMDBSP). Essa articulação desagrada aos tucanos e aos petistas. E está tirando o sono do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

O Código

Os ruralistas fizeram um levantamento no Senado. Se a votação fosse hoje, eles aprovariam o texto da Câmara do Código Florestal. Eles contam 16 votos no P S D B e no D E M , 1 1 no PMDB, seis no PT e 16 somando PP, PTB, PDT e PR.

Sem status

O governo Dilma pretende nomear o ex-presidente do BC Henrique Meirelles para a presidência da Autoridade Pública Olímpica. O cargo não terá status de ministério. Ele poderá acumular a presidência com a presença no Conselho da APO.

BAIXA. Presidente do PSDB do Rio e prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito deixou o partido e vai para o PP.

? AFAGO. Depois de o então ministro Antonio Palocci ameaçar demitir os ministros do PMDB, especialmente o da Agricultura, a presidente Dilma disse ontem que Wagner Rossi foi um "gigante" na elaboração do Plano Safra 2011-2012.

? A PRESIDENTE Dilma sentou-se à mesa ontem, em almoço na casa do ministro Wagner Rossi, em Ribeirão Preto, com os maiores empresários do país dos ramos do açúcar, da laranja, do café e da carne.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes