Título: Lula cobra unidade do PT para ajudar Dilma
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 19/06/2011, O País, p. 13

Em encontro de militantes do partido, ex-presidente defende vice-prefeito de Campinas, acusado de corrupção

SUMARÉ (SP).O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem de petistas mais unidade e pediu que a bancada federal do partido concilie suas divergências para não prejudicar o governo da presidente Dilma Rousseff. No Encontrodas Macrorregiões do PT de São Paulo, em Sumaré, a 120 quilômetros da capital paulista, Lula, falando a cerca de dois milmilitantes do partido, citou o ex-ministro José Dirceu, o deputado João Paulo Cunha (SP), ex-presidente da Câmara, e o deputado Ricardo Berzoini (SP), ex-presidente nacional do partido.

¿Qualquer fissura na bancada do PT e não faltará partido para colocar uma cunha para essa fissura aumentar .A unidade do PT é condição básica para que a companheira Dilma tenha tranquilidade para governar . Em tom de pito, brincou: ¿ Se os companheiros tiverem divergência, o Rui Falcão (presidente nacional do partido) convoca odiretório nacional e coloca os deputados com divergência e ¿tarraca-lhe¿ o cacete dentro de uma sala fechada.

Lula recomendou à militância que ¿não baixe acabeça¿ e enfrente os adversários políticos ¿de igual para igual¿ diante do ¿achincalhamento¿ de que o partido é vítima. Ele lembrou o caso do sequestrodo empresário Abílio Diniz, em 1989, quando, segundo ele, tentaram vestir uma camisa do PT em um dos sequestradores. E citou também a prisão em maio do vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, do PT,acusado de comandar um esquema milionário de fraudes em licitações:

¿Não vamos esquecer , o vice-prefeito de Campinas estava de férias com a mulher quando estamparam cartazes de procurado no aeroporto. Eu, sinceramente, já estou de saco cheio de ver companheiros serem acusados, terem a família destruída, e depois ninguém prova coisa nenhuma contra o companheiroe ele jamais se recupera. No discurso, Lula voltou a criticar a mídia edisse que, se dependesse dos grandes veículos de comunicação, jamais teria deixado a presidência com 87% de aprovação popular .

¿Se dependesse da primeira página dos grandes jornais, eu só ia perder pontos no Ibope. ■