Título: São João e feriadão esvaziam Congresso
Autor:
Fonte: O Globo, 21/06/2011, O País, p. 4

Com a pauta fraca, alguns líderes aproveitam e viajam para fora do país

BRASÍLIA. As comemorações das festas juninas, especialmente no Nordeste, e o feriado de Corpus Christi na quinta-feira esvaziaram a semana no Congresso. Na Câmara, estão previstas sessões de votação hoje e amanhã, pela manhã. Mesmo assim, só votações de projetos que tenham consenso. No Senado, sessão deliberativa hoje.

Cientes de que a semana seria fraca, alguns líderes viajaram para fora do país, em agenda oficial. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), está em Paris. Mas líderes da oposição prometiam voltar hoje e manter acesa a polêmica do dossiê dos aloprados do PT. No Congresso, só houve sessões de debates nas duas Casas. Na Câmara, apenas 32 deputados registraram presença. No Senado, menos de 20 parlamentares. Na Câmara, a combinação feita entre os líderes e o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), foi a de que nenhum tema polêmico ou medida provisória seria votado esta semana.

Semana passada houve a polêmica votação da Medida Provisória 527, que cria um regime diferenciado de licitações para obras da Copa e das Olimpíadas. Sem conseguir finalizar a votação da MP, alguns líderes anunciavam a intenção de votar os destaques à medida esta semana. Mas muitos deputados protestaram:

- Não, na próxima semana, não! Tem São João no Nordeste!

A votação foi transferida para o dia 28. São João também inviabilizou a apresentação do relatório preliminar de admissibilidade do processo, no Conselho de Ética, contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). O presidente do conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA), avisou que a sessão ficaria para o dia 29 em razão da festa.

Marco Maia só chega a Brasília no final da tarde de hoje. Optou por agendas regionais: participou de posse de desembargadores e hoje tem almoço na Câmara de Indústria e Comércio de Canoas (RS). Já Vaccarezza (PT-SP) estará ausente da Casa esta semana. Ele participa de encontro com o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-França, em Paris. As despesas foram pagas pelo Parlamento francês. Um grupo de parlamentares viajou para os Estados Unidos para um simpósio. Do Senado foram líderes como o do PT, Humberto Costa (PE), e do PSB, Rodrigo Rolemberg (DF). Da Câmara, foram três líderes: Paulo Teixeira (PT-SP), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e ACM Neto (DEM-BA). Retorno ainda hoje.