Título: Marqueteiros do PT, antídoto anti-Cristina
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 24/06/2011, O Mundo, p. 23

Oposição recruta estrategistas de Lula, Dilma e Obama para barrar reeleição de presidente da Argentina

BUENOS AIRES. Já em campanha eleitoral, os principais candidatos à Presidência da Argentina convocaram estrategistas e assessores internacionais para enfrentar uma difícil disputa contra a presidente do país, Cristina Kirchner, que no próximo dia 23 de outubro buscará a reeleição. O deputado e candidato da União pelo Desenvolvimento Social (Udeso, sublegenda da tradicional União Cívica Radical), Ricardo Alfonsín, contratou duas empresas de consultoria americanas comandadas por especialistas em comunicação que trabalharam nas campanhas do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O filho do ex-presidente Raúl Alfonsín (1983-1989), um dos candidatos com mais chances de disputar um eventual segundo turno com Cristina, também está sendo assessorado por Roberto Mangabeira Unger, ex-ministro de Assuntos Estratégicos do governo Lula.

A presença de assessores estrangeiros em campanhas eleitorais latino-americanas não é novidade. Na recente eleição peruana, o presidente eleito do país, o líder nacionalista Ollanta Humala, contou com a ajuda de estrategistas vinculados ao PT, entre eles, o argentino Luis Favre.

Além de Mangabeira Unger, que estaria assessorando esporadicamente o filho de Alfonsín, fontes vinculadas ao ex-presidente Eduardo Duhalde (2002-2003) confirmaram que João Santana, o marqueteiro da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos principais conselheiros do dirigente peronista, outro dos candidatos que tentará conquistar um lugar no segundo turno.

- Duhalde é amigo de Santana, eles já trabalharam juntos muitas vezes - diz uma fonte.

Segundo o assessor do candidato peronista, "Santana não está trabalhando na equipe de Duhalde porque neste momento está concentrando em questões internas do Brasil. Mas eles são amigos e Duhalde sempre o consulta".

Já Alfonsín contratou estrategistas americanos que pertencem às firmas AKPD Message and Media e Harstad Strategic Research. O primeiro enviado à Argentina foi Michael Kullisheck, que começou a trabalhar com o candidato semana passada e já presenciou atos de campanha junto com o deputado peronista dissidente Francisco De Narváez, principal aliado de Alfonsín nesta eleição. De Narváez, que conseguiu a proeza de derrotar o ex-presidente Néstor Kirchner nas eleições legislativas de 2009, será candidato a governador da província de Buenos Aires (onde vive um terço da população do país).

- A ideia é trabalhar com os americanos até o final - disse uma fonte da equipe de Alfonsín.

Kullisheck é especialista em pesquisas de opinião e foi o principal assessor de Obama nesta área em todas as suas campanhas eleitorais. Um dos principais objetivos do candidato radical é construir a imagem de um dirigente com capacidade para governar o país, já que sua maior fraqueza é jamais ter ocupado um cargo executivo.

O encontro do candidato radical com Mangabeira Unger foi confirmado por seu comando de campanha em nota oficial. Segundo os assessores de Alfonsín, durante a reunião ambos trocaram "opiniões sobre a situação política nacional e questões relacionadas ao Mercosul". Também participou da conversa o candidato a vice da Udeso, o economista Javier González Fraga.

Outro candidato argentino assessorado por especialistas estrangeiros é o chefe de governo da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, que buscará reeleger-se no próximo mês de julho. Há vários anos, Macri trabalha com o equatoriano Jaime Durán Barba, que em 2009 ajudou De Narváez a obter uma vitória histórica na província de Buenos Aires. O atual candidato a governador da província de Buenos Aires derrotou o ex-presidente Kirchner, que protagonizou seu maior fracasso eleitoral.