Título: Na Espanha, brasileiro de 22 anos morre ao cair em fogueira de festa de São João
Autor:
Fonte: O Globo, 25/06/2011, O País, p. 4

Rapaz, que morava em La Coruña, não teve a identidade divulgada

LA CORUÑA, Espanha. Um brasileiro de 22 anos morreu queimado, ontem de madrugada, em La Coruña, no noroeste da Espanha, ao cair sobre uma fogueira que tinha acendido junto com amigos, no bairro de Labañou, para celebrar a noite de São João.

O rapaz, cuja identidade não foi divulgada, pulava pequenas fogueiras quando caiu sobre uma maior, de mais de três metros de altura. Quem assistiu à cena ainda tentou socorrê-lo, mas ninguém conseguiu tirá-lo da fogueira porque as chamas estavam muito altas. O rapaz teve o corpo totalmente queimado.

Na mesma festa de São João, uma das maiores e mais tradicionais de La Coruña, um argelino morreu afogado depois de mergulhar na praia de Orzán. Vizinhos do brasileiro informaram que ele residia em La Coruña há muito tempo.

Noite de São João reúne milhares de pessoas nas praias

A Defesa Civil, que recebeu o aviso do acidente por volta de meia-noite e meia (19h30m no horário de Brasília), enviou até o local do acidente agentes da Polícia Nacional e Local e bombeiros, que apagaram as fogueiras.

A noite de São João reúne todo ano dezenas de milhares de pessoas, principalmente nas praias de Riazor e Orzán, onde se concentram o maior número de fogueiras. A praia de Orzán, nos últimos anos, tornou-se o epicentro da festa de São João na cidade espanhola. Atraídos pela grande faixa de areia, propícia à montagem de fogueiras, os espanhóis lotam o espaço. O argelino morto, de 42 anos, teria tentado apenas dar um mergulho, mas sumiu. Às 8h30m, horário local, seu corpo foi encontrado.