Título: EUA querem preparar as crianças
Autor: Cruz, Melissa; Rosa, Bruno; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 25/06/2011, Economia, p. 23

Evento quer mostrar que é possível ser bom em tecnologia sem ir para o `lado negro¿

BOSTON. Crianças a partir de oito anos de idade estão sendo convidadas para um evento em Las Vegas com o intuito de aprender que ser um hacker é legal ¿ desde que não roube informações nem cometa fraudes ou outros crimes.

A primeira edição da conferência Defcon Kids, que será realizada em agosto, é uma chance para crianças entre 8 e 16 anos aprenderem as habilidades de hackers, assim como recursos para se protegerem de ciberataques.

Será também uma oportunidade para que agentes federais americanos descubram jovens experientes em tecnologia que possam formar a próxima geração de combatentes de crimes digitais. Policiais, agentes de inteligência, autoridades militares e consultores há tempos têm recrutado jovens na Defcon, maior encontro de hackers do mundo, realizado em Las Vegas todos os anos.

Os organizadores da Defcon realizarão a Defcon Kids em 6 e 7 de agosto, junto com a conferência principal, num cenário de ataques de alto nível a alvos como o Google e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As crianças precisam se registrar no site www.defconkids.org para participar de algumas atividades da conferência.

Uma das metas do evento é convencer crianças de 8 a 16 anos de que é legal ser um ¿white hat¿, ou um hacker benevolente que usa habilidades de computação para combater o crime. Os hackers ¿black hats¿, de forma oposta, trabalham no lado negro da internet, usando suas habilidades para roubar dinheiro e identidades e praticar outras ações ilegais.

¿ Ser um hacker não tem a ver apenas com diversão e jogos. Não tem a ver com invadir sistemas ¿ diz um jovem de 16 anos que usa o apelido de ¿FS¿. Ele vai ensinar as crianças no Defcon Kids a se protegerem contra espiões da internet que buscam dados privados em redes sem fio. ¿ Tem a ver com proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor.

O jovem hacker é pago por empresas para testar suas redes de computadores e descobrir vulnerabilidades.