Título: Agonia e morte na beira da praia
Autor: Gerbase, Fabíola
Fonte: O Globo, 22/06/2011, Rio, p. 13

Caseiros depõem sobre primeira vítima do acidente que foi resgatada

Os dois caseiros que encontraram e socorreram a jornalista Fernanda Kfuri, a primeira vítima do acidente do helicóptero resgatada, contaram ao delegado Ricardo Feitosa, de Arraial D"Ajuda, que a encontraram agonizando na Praia de Patimirim, ao lado de uma poltrona da aeronave. Ela só conseguia dizer o primeiro nome e que sentia frio. Para o delegado, a hipótese mais provável é que Fernanda tenha se agarrado ao assento e flutuado até a areia, já que não poderia nadar porque estava com um braço e uma perna fraturados. Na madrugada de ontem, foi achado o corpo de Jordana Cavendish, mulher do empresário Fernando Cavendish, na Praia de Itacimirim, a 15km do local onde o primeiro corpo foi encontrado.

Um helicóptero da FAB ajudou no transporte dos corpos de Jordana e do piloto Marcelo Mattoso de Almeida (encontrado na noite de anteontem), que chegaram ao Rio ontem à noite. Os dois foram levados para o Crematório da Santa Casa de Misericórdia, no Caju.

Resta ainda fazer o resgate da cabine do helicóptero, sem previsão para acontecer. Ela está a uma distância de 250 metros da praia, a dez metros de profundidade. Os destroços já resgatados estão numa fazenda em Trancoso para ser periciados. Na tarde de ontem, navios e barcos de salvamento foram retirados do local do acidente.

Segundo o delegado Feitosa, outros dois caseiros já foram ouvidos e informaram ter ouvido o barulho do helicóptero passando e, pouco depois, dois estrondos, mas eles não souberam precisar a hora. Feitosa disse ainda que ouvirá o piloto Fernando Gomes, cuja identidade teria sido usada por Marcelo para ter o voo autorizado. O policial descartou a hipótese de chamar para depor o governador Sérgio Cabral, seu filho Marco Antonio Cabral e Cavendish, que embarcariam no helicóptero na segunda viagem com destino ao Jacumã Ocean Resort.

- Não acho necessário ouvir os três, porque já ouvi outras duas pessoas que aguardavam no aeroporto, para embarcar no mesmo helicóptero com destino ao resort - declarou Feitosa, sem identificar quem eram essas pessoas.

COLABOROU Mário Bittencourt (Agência A Tarde)