Título: Mercadante vai ao Senado falar sobre aloprados
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/06/2011, O País, p. 11

Para Planalto, denúncia de que ministro foi mentor de dossiê contra Serra é resultado de fogo amigo dentro do PT

BRASÍLIA. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, acertou ontem sua participação em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na próxima terça-feira, às 10h. Apontado pela revista "Veja" do último fim de semana como um dos "mentores" do suposto dossiê contra o tucano José Serra, seu principal adversário na disputa pelo governo de São Paulo em 2006, Mercadante se antecipou à convocação da oposição para prestar esclarecimentos.

Para o Palácio do Planalto, o ministro da Ciência e Tecnologia foi vítima de "fogo amigo" dentro do PT. A convicção no núcleo do governo é que as declarações do ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso sobre a participação de Mercadante no dossiê dos aloprados tiveram como objetivo atingi-lo politicamente.

Segundo um assessor da presidente Dilma, a denúncia ocorre no momento em Mercadante aparece em primeiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo e tenta consolidar internamente sua candidatura. Para interlocutores da presidente, o novo episódio evidencia a disputa acirrada no PT paulista.

Mercadante é considerado um petista de linha mais independente e que tem arestas com setores do partido. Segundo um dirigente do PT, o ministro da Ciência e Tecnologia estaria sendo vítima da dificuldade de convivência política com os caciques. O ex-presidente Lula teria mandado recados de que estava preocupado com o novo tiroteio sobre Mercadante.

O ministro recebeu sinal verde do Planalto para dar explicações imediatamente e ir ao Congresso. Ele foi aconselhado a não cometer o mesmo erro do ex-ministro Antonio Palocci, que demorou muito para dar explicações sobre o seu patrimônio, o que só aumentou a crise.

Como a CAE já havia aprovado requerimento do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para que Mercadante comparecesse ao Senado para falar do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, o ministro foi consultado ontem sobre se preferia que o pedido fosse adiado. Mercadante optou por ir ao Senado, onde passou os últimos oito anos:

- O ministro disse que vai falar não só sobre o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia como está disposto a responder a qualquer pergunta sobre o caso do aloprados, pois não tem nada a esconder. Ele faz bem em se antecipar e esclarecer eventuais dúvidas - elogiou Lindbergh.

Outro petista que elogiou a postura de Mercadante foi o senador Walter Pinheiro (BA):

- Tenho certeza que o ministro se sairá muito bem.

Na Câmara, o PSDB protocolou três requerimentos de convocação de Mercadante para que ele explique sua participação na elaboração do suposto dossiê. Os requerimentos foram apresentados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, pelo deputado Vanderlei Macris (SP); na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, pelos deputados Fernando Francischini (PR) e Carlos Sampaio (SP); e na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, assinado pelo deputado Antônio Imbassahy (BA).

Também foram apresentados dois requerimentos de convite a Expedito Veloso, que confirmou à revista "Veja" ser Mercadante um dos mentores do dossiê. Eles foram protocolados nas Comissões de Fiscalização Financeira e de Segurança Pública. Hoje, o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), pretende protocolar representação no Ministério Público e um ofício na Polícia Federal solicitando a reabertura das investigações do caso.