Título: Tucanos abrem fogo contra Mercadante
Autor: Vasconcelos, Adriana ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 23/06/2011, O País, p. 3

Deputados pedem que PGR reabra investigação sobre ministro no caso dos aloprados

BRASÍLIA. Um grupo de deputados tucanos pediu ontem ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a reabertura da investigação sobre o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), apontado como mentor da produção de um dossiê para prejudicar José Serra (PSDB) em sua campanha para o governo de São Paulo, em 2006. Os parlamentares enviaram a mesma solicitação ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. No documento, lembram que o inquérito estava parado por falta de provas. Mas defendem a retomada do caso diante de novos indícios publicados na imprensa.

- Como novos fatos surgiram agora, inclusive com uma testemunha admitindo que Mercadante foi um dos mentores do dossiê, é preciso reabrir as investigações - disse o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), acompanhado dos colegas de partido Carlos Sampaio e Vanderlei Macris, também de São Paulo.

O escândalo dos aloprados surgiu às vésperas das eleições de 2006, quando dois petistas foram presos num hotel em São Paulo com cerca de R$1,7 milhão. Suspeita-se que o dinheiro seria usado para pagar empresários presos na Operação Sanguessuga, em troca de depoimentos dizendo que Serra estaria envolvido em fraude. A operação investigava a irregularidades em licitações de ambulâncias. Na revista "Veja" desta semana, o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso confirmou a participação de Mercadante no esquema.

Os deputados ainda enviaram a Gurgel trechos das investigações feitas pela CPI dos Sanguessugas. "Essas informações, passadas pelo senhor Expedito Veloso, já são mais do que suficientes para justificar o aprofundamento das investigações para, além de se indiciar o atual ministro Aloizio Mercadante, descobrir-se a origem do dinheiro e, finalmente, dar aos cidadãos brasileiros uma resposta efetiva sobre todo o ocorrido", diz o requerimento. Gurgel informou que analisará os pedidos.

Segundo Nogueira, a bancada do partido vai insistir para que Mercadante seja ouvido na Câmara. Na terça-feira, o PSDB protocolou três requerimentos de convocação do ministro para que ele preste esclarecimentos sobre o episódio. Os requerimentos foram apresentados às comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Ciência e Tecnologia. Também foram protocolados nas comissões de Fiscalização Financeira e de Segurança Pública requerimentos de convite a Expedito. O ministro, que nega qualquer participação no escândalo, já aceitou depor no Senado.

O deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) acusou o PT de incoerência ao manter Expedito num cargo do governo do Distrito Federal enquanto acusa Mercadante:

- Um membro importante do partido, Expedito Veloso, acusa o ministro Mercadante de participação no episódio dos aloprados. A partir do momento em que ele permanece num cargo do governo petista e no partido, supõe-se que está falando a verdade e que ele não é expulso nem demitido porque o pessoal do PT está com rabo preso - disse o tucano: - Ou ele não falou a verdade, e o partido deveria tomar uma atitude e demiti-lo, ou está falando a verdade.