Título: Pedro Simon, sem citar PMDB, pede que Dilma não ceda a chantagens
Autor: Vasconcelos, Adriana ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 23/06/2011, O País, p. 3

Em discurso, senador sugere análise prévia dos nomes indicados

BRASÍLIA. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu ontem, em discurso no plenário do Senado, que a presidente Dilma Rousseff não ceda à chantagem por postos no governo. Segundo ele, os nomeados em todos os escalões do governo devem ter ficha limpa e currículos "construídos pela competência e pelo profissionalismo, moldados pela ética". O discurso foi apresentado como uma "carta aberta à presidente Dilma", e não faz referência direta ao PMDB, sigla que pressiona por cargos.

- Resista, presidente, a essa corrupção que invade, ao longo da História, o nosso país. Não aceite indicações que não tenham o lastro da ética. É preciso saber em nome de quem falam os interlocutores. Que interesses reais movem as suas indicações? O bem coletivo ou o interesse individual de pequenos grupos?

Simon sugeriu a Dilma dois remédios contra a corrupção: a análise prévia do nomeado e a exoneração imediata dos envolvidos em irregularidades. Também disse que a postura de Dilma pode ser o primeiro passo para uma mudança maior.

- Bom será o dia em que o Congresso votará apenas e tão somente segundo as convicções dos parlamentares, segundo devem ser as aspirações de quem eles representam - disse. - Quem sabe essa postura (da presidente) seja então o início de uma reforma política, ou, pelo menos, de uma reforma das condutas políticas.

Ao responder ao aparte do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Simon citou o PMDB:

- O partido tem o direito de ter a sua parte, mas quinhão para tirar vantagem não pode ser! A presidenta Dilma tem o direito de pedir a biografia de quem vai ser escolhido. O PMDB vai indicar alguém, e é uma indicação do PMDB. Mas quem é ele? Qual é a sua história?